NOTÍCIAS

Bons negócios começam na mesa

06/06/2011

Seus hábitos alimentares refletem o futuro de sua empresa. Duvida? O Pensando Grande conversou com uma NUTRICIONISTA que deu uma série de dicas de ALIMENTAÇÃO que vão proporcionar mais saúde, bem estar e produtividade para você e sua empresa.
O empreendedor carrega sozinho um alto nível de responsabilidades. Reuniões, fornecedores, finanças, estudo de mercado, gestão de funcionários, novas estratégias, tudo isso precisa ser bem administrado, afinal de contas, é o futuro da empresa que está em jogo.
Além das preocupações profissionais, outro cuidado que o empresário precisa ter é com relação à ALIMENTAÇÃO. A correria do dia-a-dia, muitas vezes, é inimiga de umaALIMENTAÇÃO balanceada, certo? Errado. Boa parte dos profissionais culpa a falta tempo como sendo a responsável por uma ALIMENTAÇÃO desiquilibrada.
O Pensando Grande conversou com a NUTRICIONISTA e tecnóloga em gastronomia, Sílvia Gabriela Abreu e Silva, que deu algumas dicas para os pequenos empresários e funcionários de pequenas empresas sobre uma ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
Antes de mais nada é preciso ter em mente que, assim como tudo na vida, as escolhas certas fazem o sucesso de um projeto. Com ALIMENTAÇÃO é a mesma coisa: escolhas saudáveis representam mais QUALIDADE DE VIDA. Na visão da profissional, a hora do almoço é a mais crítica pois é exatamente o momento em que as pessoas têm mais dúvidas quanto a essas escolhas. "O ideal é ter um prato equilibrado. Inclua uma porção de carboidrato, proteína, vegetais folheosos, legumes cozidos e uma fruta na sobremesa.
Varie também nas cores. Os olhos deveriam fazer parte do sistema digestivo, afinal de contas, ninguém gosta de comer um prato monocromático e sem vida, não é?", brinca e esclarece a NUTRICIONISTA. É bom evitar a ingestão de líquidos durante as refeições. Eles diluem o suco gástrico e dão sensação de peso no estômago. Veja algumas opções de cardápio:
– Arroz, feijão, salada, legumes cozidos e uma porção de carne vermelha magra grelhada;
– Um filé de peixe grelhado, purê de batatas ou batatas cozidas/assadas, legumes cozidos e salada de folhas com soja em grãos;
– Macarrão (espaguete, parafuso, tagliarini) com molho ao sugo com brócolis, salada mista com feijão branco e um pedaço de frango assado sem pele.
Você sabe o que é estress oxidativo?
A vida acelerada, na maioria das vezes, gera estress e consequentemente baixa imunidade. Você sabia que existe uma doença chamada estress oxidativo? "O desequilíbrio gerado pelo nervosismo e pela ausência de uma VIDA SAUDÁVEL leva ao aumento de radicais livres no corpo. Esses radicais deixam as celúlas mais vulneráveis a ataques externos o que causa a oxidação. Por isso é sempre bom ingerir ALIMENTOS que contém antioxidantes como cereais, castanhas, laranja, brócolis, tomate, leite e soja", explica Silvia. Cientistas do mundo inteiro pesquisam os benefícios dos antioxidantes nas enfermidades cardiovasculares, em numerosos tipos de câncer, na AIDS e em processos associados ao envelhecimento, como as cataratas , Doença de Alzheimer e outras alterações do sistema nervoso.
A má ALIMENTAÇÃO não acarreta só o estress oxidativo. Segundo a NUTRICIONISTA, outras doenças são desencadeadas por hábitos não saudáveis. Elas entram em um grupo chamado Síndrome Metabólico que engloba OBESIDADE, hiperglicemia, HIPERTENSÃO, dislipidemia (diminuição do COLESTEROL bom), triglicerides, etc.
O empreendedor deve não só cuidar de sua própria ALIMENTAÇÃO como também incentivar sua equipe a ter uma VIDA SAUDÁVEL. "As empresas estão se mobilizando para que isso aconteça instalando o Programa de QUALIDADE DE VIDA e convidando NUTRICIONISTAS para palestrar. Além disso é interessante apresentar aos funcionários sites sobre NUTRIÇÃO.onde pode-se extrair muitas informações interessante", completa a NUTRICIONISTA que também é coordenadora de NUTRIÇÃO.da Equilibrium Consultoria.
Confira mais algumas dicas dadas por Silvia para manter uma VIDA SAUDÁVEL e equilibrada. Lembre-se de que bons hábitos alimentares devem estar ligados á exercícios físicos leves.
– Evitar preparações como feijoada e massas com molhos gordurosos, pois têm digestão lenta;
– Não existe um horário considerado certo para o almoço, mas o importante é não sair muito da rotina, para não desregular as refeições seguintes, como por exemplo, quando se consome o jantar muito tarde e dorme-se logo em seguida, sobrecarregando o organismo;
– O famoso café depois do almoço não é recomendado, pois prejudica a absorção dos nutrientes. O certo é consumi-lo de 30 a 40 minutos após a refeição e moderadamente. A bebida quando não adicionada de açúcar, não fornece energia, mas acelera o metabolismo, assim como chás que possuem cafeína como o chá verde, o preto e o mate;
– Evitar longos períodos de jejum; entre as refeições o ideal é ter no trabalho um mix de oleaginosas como nozes, castanha do Pará, com ameixa seca e damasco. A quantidade a ser consumida equivale a uma palma da mão. Outras opções são iogurtes, frutas (banana, maçã, pêra, goiaba), bolachas integrais e até um sanduíche de pão de forma com queijo branco e peito de peru;
– Para que todas as refeições sejam balanceadas, recomenda-se um café da manhã composto por fruta, pão ou torradas (de preferência integrais), queijo (de preferência branco), margarina, iogurte ou leite desnatado com achocolatado ou café. Para o jantar arroz, uma carne magra, salada e legumes cozidos e uma fruta de sobremesa;
– Se extrapolar na quantidade de ALIMENTOS no almoço, uma dica são os chás digestivos como camomila, alecrim, hortelã ou sucos como abacaxi com couve, que aliviam o mal estar. Porém, o mais indicado é a readequação da ALIMENTAÇÃO, com a ingestão de uma quantidade de ALIMENTOS dentro das recomendações. O consumo deALIMENTOS integrais retarda a sensação de fome precoce, pois apresentam maior tempo de digestão;
– O estresse oxidativo pode ocorrer, por exemplo, após a prática de exercícios físicos agudos, nas doenças inflamatórias crônicas como artrites e artroses, DIABETES, síndrome metabólica (situação caracterizada por OBESIDADE, aumento da pressão arterial, aumento do COLESTEROL e triglicérides, aumento da taxa de açúcar no sangue e aumento da circunferência da barriga), dislipidemias (aumento do COLESTEROL), ALIMENTAÇÃO rica em gordura saturada e açúcares, exposição prolongada à luz solar, exposição às irradiações, doenças degenerativas cerebrais como Parkinson e Alzheimer, tabagismo (cigarro) e excesso de bebida alcoólica;
– Para situações específicas, como as citadas acima, a NUTRICIONISTA indica também o consumo de suplementos de vitaminas e minerais. O uso desses suplementos também pode contribuir para a redução de estresse oxidativo em conjunto com práticas de vida saudáveis. As vitaminas e os minerais auxiliam no metabolismo dos carboidratos, proteínas e gorduras e são essenciais para o bom rendimento e disposição no trabalho, já que sua deficiência pode gerar cansaço e fraqueza.
Variar o consumo de fontes de carboidratos como a batata, arroz, massas e pão. Mas atenção ao consumo em excesso, pois se convertem em gordura e favorecem o ganho de peso. É indicado dar preferência para a versão integral destes ALIMENTOS.