NOTÍCIAS

Brasil tem menos casos de tuberculose

25/03/2011

O País reduziu de 73.673 para 70.601 o número de casos novos de tuberculose entre 2008 e 2010. Com a redução, a taxa de incidência (número de pacientes por 100 mil habitantes) baixou de 38,82 para 37,99. Apesar dos números positivos, a tuberculose ainda é um dos principais problemas de saúde pública do Brasil, e xigindo esforços para acelerar a diminuição do número de novos casos.  No País, a tuberculose é a terceira causa de óbitos por doenças infecciosas e a primeira entre pacientes com aids. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (24), por ocasião do Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose.
A tuberculose é uma das doenças que devem ter indicadores reduzidos pela metade até 2015 em relação aos registros de 1990, conforme previsto nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Há duas décadas, a incidência da doença era de 56 casos por 100 mil habitantes e a mortalidade, de 3,6 por 100 mil. Até 2 015, os indicadores devem chegar a 28/100 mil e 1,8/100 mil, respectivamente.
O secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, afirma que a meta de redução da mortalidade deverá ser atingida. Em 2009, a taxa ficou em 2,5 óbitos por 100 mil habitantes.
Campanha no Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose
Com o objetivo de estimular o diagnóstico precoce da doença, foi lançada nesta quinta-feira (24) uma nova campanha publicitária de alerta à população quanto ao principal sintoma da tuberculose: tosse por mais de três semanas. O tratamento é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e dura seis meses. Quando re alizado sem interrupções, o paciente é curado, além de deixar de transmitir a doença logo nas primeiras semanas.
A mensagem da campanha é: "Tosse por mais de três semanas pode ser tuberculose. Procure uma unidade de saúde". Foram produzidos vídeos para televisão e spots de rádio, que serão divulgados em veículos de alcance nacional e regional, além de 2 milhões de folhetos, 300 mil cartazes, 500 mil folders para profissionais de saúde. Todo material gráfico será enviado às Secretarias Estaduais de Saúde, que fazem a distribuição aos municípios. Haverá, também, outdoors e peças de mobiliário urbano para paradas de ônibus das maiores cidades do país e divulgação no portal do MS e em redes sociais da internet (Facebook, Twitter, Orkut e Formspring).
Material inédito – A nova campanha contra a tuberculose traz, ainda, um material inédito, destinado aos profissionais de saúde que atuam no sistema penitenciário. A razão é a alta incidência da doença entre a população carcerária: 25 vezes maior do que na população em geral, que é de 37,99 casos por 100 mil habitantes. Foram produzidos 20 mil exemplares dos folders desenvolvidos para os profissionais de saúde que lidam com pessoas encarceradas.