Nova certidão de nascimento no Brasil
07/02/2011
A primeira cidade brasileira a emitir a nova certidão de nascimento foi Recife, o primeiro documento foi entregue em 4 de fevereiro. A nova certidão foi lançada pela Secretaria de Direitos Humanos (SDH) em janeiro/2010, e emitida pela Casa da Moeda, para evitar falsificações.
O objetivo é evitar que as crianças não tenham certidão de nascimento. Recife foi escolhida, pois a tecnologia que liga os cartórios às maternidades foi desenvolvida no estado. A idéia é que o sistema seja expandido para todas as maternidades públicas do País que fazem mais de 300 partos por mês.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o sub-registro de nascimentos caiu de 20,7% em 99 para 8,2% em dez anos. O projeto "Certidões Unificadas" é uma parceira entre a SDH, o Ministério da Justiça (MJ), a Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça e a Casa da Moeda do Brasil, garantindo a impressão dos documentos em um papel padronizado e com segurança com um único modelo em todo o País.
Sites Relacionados:
http://www.secom.gov.br/sobre-a-secom/nucleo-de-comunicacao-publica/copy_of_em-questao-1/em-questao-do-dia/nova-certidao-de-nascimento-integra-cartorio-e-maternidade-para-garantir-cidadania
http://certuni.casadamoeda.gov.br:8080/certuni/login/auth;jsessionid=AE16BDC2714A780817F36209794E2661