Índice de consumo em agrotóxicos aumenta no Brasil
01/02/2011
A publicação Produtos agrotóxicos e afins comercializados em 2009 no Brasil é um novo instrumento de gestão pública e de informação para a sociedade sobre quais os produtos mais usados, onde estão sendo comercializados e os índices de toxicidade ao meio ambiente dos princípios ativos autorizados.
O relatório publicado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Mapa) e pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) vai auxiliar nas decisões regulatórias, na fiscalização e na autorização de estudos para o registro de alternativas menos impactantes. Outros impactos ambientais, como a contaminação das águas e os efeitos adversos na fauna também serão avaliados.
Em 2008, o Brasil ganhou o posto de maior mercado consumidor de agrotóxicos no mundo. As vendas do produto somaram U$$ 7, 125 bilhões, diante U$$6,6 bilhões do segundo colocado, os Estados Unidos, segundo o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Agrícola (Sindag).
O Ibama concluiu em parecer elaborado pelo (Mapa) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre a viabilidade da permanência de um agrotóxico no mercado brasileiro. Recentemente foi banido do país o ingrediente ativo Metamidofós, após pesquisas concluírem haver risco para a saúde humana.Um outro ingrediente ativo, o Acefato, também está passando por processo de reavaliação.
O Coordenador Geral de Avaliação e Controle de Substâncias Químicas do Ibama, Márcio Freitas, atribui ao relatório dois aspectos fundamentais: "São informações que auxiliam tanto o usuário como o pesquisador e que vão permitir ao poder público uma maior capacidade de regulação sobre a indústria".
Histórico
Três órgãos estão envolvidos no processo de comercialização de produtos agrotóxicos no Brasil desde 2008. O Mapa verifica a pertinência e eficácia do produto. A Anvisa, avalia os impactos do produto sobre a saúde humana e o Ibama, analisa as implicações do agrotóxico no meio ambiente. Compete ainda ao Ibama fazer a reavaliação de produtos em uso quando há indícios de danos ao meio ambiente.
O uso de agrotóxicos é parte fundamental do modelo agrícola que apresenta elevados índices de produtividade. Seu impacto social e ambiental demanda constante preocupação por parte da sociedade, esclarece o texto lançado recentemente pelo Ibama.
As empresas detentoras de registro são obrigadas a apresentar semestralmente aos órgãos envolvidos no registro de agrotóxicos as informações sobre a comercialização do produto.
Sites relacionados:
http://www.ibama.gov.br
http://www.sindag.com.br
http://www.agricultura.gov.br