MDS divulga municípios que receberão recursos para Cozinhas Comunitárias
19/03/2010
O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS) divulgou os municípios que serão contemplados com a ajuda financeira para a implantação de Cozinhas Comunitárias. Os municípios são: Campo Belo (Minas Gerais), Palmeira dos Índios (Alagoas), Santarém (Paraíba), Ocara e Iracema (ambos no Ceará).
Para a seleção, o MDS usou critérios que levaram em conta a situação de insegurança alimentar das famílias da região, a realidade socioterritorial, a capacidade de gestão e integração das políticas de desenvolvimento social e combate à fome e a qualificação da proposta. Em todos os municípios participantes existe o Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA) e o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), programas exigidos para a participação da seleção.
Os municípios escolhidos devem enviar um e-mail para o endereço [email protected] até o dia 19 de março, contendo uma lista detalhada das equipes técnicas que executarão os projetos, com nome, telefone, cargo e e-mail de cada membro. O MDS entrará em contato com as pessoas listadas passando as instruções iniciais de como proceder para serem contratadas e também serão convocadas para participarem de uma mesa técnica que ocorrerá em abril, sem data definida.
Outros municípios podem ser chamados em uma possível segunda chamada. Estes fazem parte de um cadastro reserva que pode ser verificado no site www.mds.gov.br/editais.
O MDS irá conceder R$ 2 milhões, divididos entre os cinco municípios. A verba deve ser utilizada na elaboração de projetos de arquitetura e engenharia, execução de obras e instalações e aquisição de equipamentos, materiais permanentes e de consumo novos.
As Cozinhas Comunitárias oferecem refeições a preços acessíveis às famílias e adquirem alimentos oriundos da agricultura familiar. Além disto, servem como centros de atendimento social e nutricional, desenvolvimento de atividades de qualificação profissional e promoção de alimentação saudável aos usuários e funcionários. Cada uma das 396 em funcionamento serve, em média, 84 mil refeições por dia.