Na luta contra a dengue
23/11/2010
Todo início de verão é a mesma coisa, chove, faz calor, acumula água e com isso a probabilidade de proliferação do Aedes aegypti (mosquito da dengue) aumenta, pois esse é o período em que a larva se desenvolve devido às condições climáticas. Por isso vários cuidados devem ser tomados para que o mosquito não tenha chance de se reproduzir.
A dengue é uma doença infecciosa causada por um arbovírus (existem quatro tipos diferentes de vírus da dengue: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4), que ocorre principalmente em áreas tropicais e subtropicais do mundo, inclusive no Brasil. As epidemias geralmente ocorrem no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos.
Alguns sintomas são: febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores nas costas. Às vezes aparecem manchas vermelhas no corpo. A febre dura cerca de cinco dias com melhora progressiva dos sintomas em 10 dias. Em alguns poucos pacientes podem ocorrer hemorragias discretas na boca, na urina ou no nariz. Raramente há complicações.
No caso de dengue hemorrágica, a situação é mais grave e pode levar ao óbito caso o paciente não seja orientado corretamente. Esse tipo geralmente se manifesta inicialmente da mesma forma que a dengue comum, porém após o 5º dia da doença alguns pacientes começam a apresentar sangramento e choque. Os sangramentos ocorrem em vários órgãos. A dengue hemorrágica necessita sempre de avaliação médica.
Ainda não há tratamento específico para a dengue, o que há são tratamentos que aliviam os seus sintomas. No caso de infecção, deve-se ingerir muito líquido como: água, sucos, chás, soros caseiros, etc. Os sintomas podem ser tratados com dipirona ou paracetamol. Não devem ser usados medicamentos à base de ácido acetil salicílico e antiinflamatórios, como aspirina e AAS, pois podem aumentar o risco de hemorragias.
Prevenção
A forma mais eficiente para se evitar o contágio da doença é a prevenção e, por isso, ações simples como não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros são recomendadas.
Saiba Mais:
http://www.dengue.org.br/dengue.html