Saúde de brasileiros é tema de pesquisa do IBGE
16/06/2010
A 210ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde, realizada de 8 a 11 de junho, apresentou os dados da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio (PNAD) da saúde, realizada em 2008 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com o Ministério da Saúde. É a maior pesquisa já feita na área e possui três pontos de série – 1998 – 2003 – 2008 – sendo que a estrutura e o eixo central foram os mesmos, "o que permite a visualização do processo da área da saúde", explica o gerente do IBGE, Cimar Azeredo Pereira, que apresentou a pesquisa.
Com abrangência nacional, a PNAD permite a consulta dos dados em nível de Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação e Regiões Metropolitanas. Regularmente a Pesquisa investiga temas como características domiciliares, características gerais dos moradores, educação, trabalho e rendimento, trabalho infantil, migração e fecundidade. Segundo dados da Pesquisa, 27,5 milhões de domicílios (47,7%), estão cadastrados na Estratégia Saúde da Família, sendo que 61,9% desses possuem rendimento mensal domiciliar per capita inferior a 1 salário mínimo.
No que se refere ao item "Acesso e utilização de serviços de saúde", os números mostram que o percentual da população que procurou por serviços odontológicos aumentou de 33,1%, em 1998, para 40,4%, em 2008. É maior também o número de mulheres que realizou exame clínico de mamas e exame preventivo para câncer do colo de útero; em 2003, 79% das mulheres com 25 anos ou mais realizaram exame preventivo para câncer do colo de útero e em 2008 esse número foi para 84,5%.
Os dados chamam atenção para a queda da fecundidade e aumento da longevidade brasileira, o que requer políticas específicas. Nesse sentido, a PNAD incluiu o item "Mobilidade física e fatores de risco e proteção da saúde da população", referente à atividade física, tabagismo, acidente de trânsito e violência.
O CNS solicitou o estreitamento das relações com o IBGE e a apresentação de novas pesquisas. A Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio 2008 está disponível no site do IBGE para consulta e download.