Consea participa na Alemanha de conferência internacional sobre segurança alimentar
02/06/2010
O Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) participa de 9 a 11 de junho, em Berlim, de uma conferência que reúne especialistas e autoridades de diversos países. O Consea será representado pelo seu presidente, Renato S. Maluf, convidado pela organização do evento.
Na quinta-feira (10), o painel "A Governança Segurança Alimentar e Nutricional – Desafios" terá como expositores Noel D. De Luna, presidente do Comitê para a Segurança Alimentar Mundial (Committee on World Food Security), Olivier De Schutter, relator especial da ONU sobre o direito à alimentação.
Também participam desse painel Alexander Müller, diretor-geral adjunto da FAO e presidente do Comitê Permanente de Nutrição das Nações Unidas, e Ndiogou Fall, presidente da Roppa – Rede de Organizações Camponesas e de Produtores Agrícolas da África Ocidental, Senegal.
Na sexta-feira (11), o painel "A governança da segurança alimentar e nutrici onal – Recomendações" terá como participantes David Nabarro, coordenador da Força Tarefa de Alto Nível da ONU sobre a crise alimentar mundial e Representante Especial do Secretário-Geral da ONU sobre segurança alimentar e nutricional.
O brasileiro Flávio Valente, secretário geral da Fian Internacional, e ex-conselheiro do Consea, participa dessa atividade. Outros participantes são: Gudrun Kopp, secretária parlamentar de Estado do Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemnaha, Hope Mwesigye, Ministra da Agricultura de Uganda e Sabine Christiansen, embaixadora do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
Num intervalo de dois meses, este é o quarto evento que o Consea participa, como convidado, fora do Brasil – reforçando sua visibilidade nacional e internacional. O último aconteceu nos dias 17 e 18 de maio, em Dublin, na Irlanda, onde participou como convidado do Grupo de Alto Nível para a Crise Global de Alimentos (G AN), da Organização das Nações Unidas (ONU).
No Brasil, o conselho tem marcado presença nos mais diferentes fóruns de debates que envolvem direta ou indiretamente a segurança alimentar e nutricional. O último desses eventos foi o "Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural", que aconteceu em maio, no Itamaraty, em Brasília e reuniu ministros e representantes de 38 países.