NOTÍCIAS

Norma garante direito à informação sobre fenilalanina em alimentos

10/05/2010

Uma resolução publicada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em 6 de maio, determina que as empresas produtoras de alimentos informem a quantidade de fenilalanina, proteína e umidade presentes em seus alimentos. Os dados deverão estar disponíveis no portal da Anvisa e nos sites ou serviços de atendimento ao consumidor das empresas.
 
A medida se refere aos alimentos que possuem teores de proteína entre 0,10% e 5,00% como molhos de tomate, creme de leite, arroz, balas, bombons, entre outros. ?Essas informações serão essenciais para os nutricionistas elaborarem, com segurança, a dieta dos quase 1,5 mil brasileiros fenilcetonúricos?, explica Maria Cecília Brito, diretora da Anvisa.
 
Com essa norma, os alimentos serão classificados em cinco categorias prioritárias. As empresas terão prazos específicos (entre agosto de 2010 e julho de 2012) para apresentar os laudos sobre o teor dessas substâncias para a Anvisa e disponibilizar as informações para a população. No site da Anvisa é possível obter informação sobre os teores de proteína e fenilalanina nos alimentos in natura.
 
O que é?
A fenilcetonúria é uma patologia do metabolismo humano que resulta da dificuldade do organismo em converter a fenilalanina em tirosina (um dos componentes essenciais das proteínas dos seres vivos). O tratamento da doença é feito por meio de uma dieta com baixo teor de fenilalanina. A quantificação dessa substância nos alimentos possibilitará aos fenilcetonúricos maior controle na ingestão dos alimentos.