NOTÍCIAS

III CNS reforça compromisso social do Sistema

24/03/2009

Novos compromissos com a sociedade estão agendados pelo Sistema CFN/CRN nos próximos anos. Esse foi o resultado do III Congresso Nacional do Sistema, que se encerrou na última sexta-feira (20). Durante uma semana, conselheiros e funcionários do CFN e dos CRN, todas as regiões do Brasil, estiveram em Brasília para debater diversas questões internas que apontam para a melhoria do serviço que o Sistema presta para as categorias que representa e para a sociedade como um todo. 
 A programação iniciou-se na segunda-feira (17), com a realização de dois cursos pré-congresso, destinados a gestores e fiscais. Na terça-feira, uma solenidade de abertura reuniu autoridades e convidados. O deputado federal Nazareno Fontelles (PT-PI) apresentou uma conferência sobre a responsabilidade social e o direito humano à alimentação adequada. No segundo dia de Congresso, entraram na pauta de discussão assuntos como o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), o controle social pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), a Política Nacional de Alimentação e Nutrição (Pnan) e os avanços pós-III Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. 
Já na quinta-feira, o evento começou com um panorama histórico dos 30 anos da ação fiscal pelo Sistema. Depois disso, foram abordadas ações integradas das entidades de Nutrição para o agendamento de compromissos com a sociedade. Participaram da mesa representantes da Associação Brasileira de Nutrição (Asbran) e da Executiva Nacional dos Estudantes de Nutrição (Enen), além do CFN. 
No último dia, foi realizada uma plenária que deliberou sobre as proposições das oficinas temáticas que se reuniram durante o evento. Além disso, um dos destaques da programação foi a homenagem ao senador Pedro Simon (PMDB-RS), que se envolveu ativamente na defesa das 4 mil horas como carga horária mínima do curso de graduação em Nutrição. O senador falou aos participantes sobre a importância do nutricionista para a sociedade e, mais uma vez, se comprometeu a continuar com a categoria na luta pelas 4 mil horas.
Para conhecer mais detalhes sobre as deliberações finais e o resultado do encontro, acompanhe a próxima revista do CFN, que circulará a partir de abril.