Inserção do nutricionista no Nasf chega a 70%
15/04/2009
Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf) implementados na rede pública de saúde até dezembro de 2008 possuíam mais de 70% de nutricionistas em suas equipes, segundo dados do Ministério da Saúde. São 457 núcleos, sendo que o profissional está atuando em 324. A categoria é uma das que mais figuram nessas equipes, ao lado do psicólogo e do fisioterapeuta.
Embora julgue o resultado satisfatório, o Conselho Federal de Nutricionistas mantém suas ações para a inclusão do nutricionista em todas as equipes. Em maio próximo, o CFN participará do XXV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, que será realizado entre os dias 11 e 14, em Brasília. Representantes do Sistema CFN/CRN vão distribuir pessoalmente o documento "O Papel do Nutricionista na Atenção Primária à Saúde" aos gestores presentes no evento. O texto ressalta a importância do nutricionista em iniciativas como o Nasf, dada a magnitude do problema alimentar e nutricional que atinge a população brasileira.
Desde a criação dos Nasf, o CFN tem atuado para garantir a inserção do profissional. Entre as ações, destacam-se a participação na edição anterior do evento que reúne os secretários de saúde e contatos com gestores para disseminar a importante contribuição do nutricionista nos núcleos. Além disso, foram realizados Programas de Orientação Itinerante (POI), em diversos estados brasileiros, onde o CFN debateu com a categoria a necessidade de conscientizar os gestores locais sobre a inclusão do nutricionista nesses Núcleos.
Números – A região que mais conta com nutricionistas no Nasf é a nordeste, com 169 profissionais em suas 220 equipes. Minas Gerais se destaca entre os estados com maior número de núcleos (129), sendo que 83 delas contam com nutricionistas. Em Curitiba, dos 29 núcleos existentes, todos têm nutricionistas.