NOTÍCIAS

Publicidade de alimentos para crianças começa a mudar

20/01/2009

Antes da regulamentação sobre a propaganda de alimentos que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pretende lançar neste ano, algumas indústrias de alimentos multinacionais começam a adotar, a partir deste mês, regras mais rígidas para sua comunicação dirigida às crianças. A iniciativa, que visa antecipar o que será determinado, é uma resposta às pressões que a indústria vem recebendo mundialmente.
Segundo o jornal Folha de São Paulo, as multinacionais mudaram seu posicionamento a partir da assinatura do termo de compromisso europeu EU-Pledge, em 2007. Entre as empresas que assinaram, estão a Nestlé e a Kellogg´s, que já estão alterando sua estratégia de comunicação no Brasil. Uma das mudanças é o fim das propagandas e ações de marketing para crianças de até seis anos. Essas estratégias de divulgações passam a ser destinadas aos pais.
Depois de realizar uma consulta pública sobre o assunto, a Anvisa está adequando o texto de um documento que deverá mudar a publicidade de alimentos no Brasil. Algumas das iniciativas tomadas agora pela indústria são semelhantes ao que está na proposta de regulamentação da agência, que também trata sobre a propaganda dirigida ao público infantil. Entre as proibições, por exemplo, está uso de personagens admirados pelas crianças em propagandas.