Para manter a alimentação saudável, reforce o cuidado no Natal
18/12/2008
Comer muito é uma das maiores tentações do Natal, que pode prejudicar quem buscou um cardápio equilibrado durante o ano todo para reduzir o peso, o colesterol ou melhorar a digestão, a saúde e o humor com uma dieta saudável. Por isso, é importante conhecer o que é vantajoso ou perigoso na culinária dessa época e saber escolher um prato colorido e saudável no meio de tantas opções de alimentos da festa, que é normalmente marcada pela fartura.
A própria variedade da ceia é uma de suas principais vantagens, pois leva à ingestão de maior diversidade de macro e micronutrientes. Outro grande benefício do cardápio é o consumo de frutas secas e oleaginosas, como a noz, a amêndoa e castanhas. Segundo a conselheira do Conselho Federal de Nutricionistas, Claudia Gonzaga, esses alimentos são ricos em substâncias antioxidantes, vitaminas e minerais que têm ligação direta com o combate e o controle aos radicais livres, relacionados ao envelhecimento precoce, problemas cardiovasculares e câncer.
Por outro lado, há alimentos que podem ser evitados, pois possuem muitas calorias e baixo valor nutricional, como é o caso de frituras e refrigerante. Outro problema que merece cuidados é o excesso de consumo de bebidas alcoólicas. Segundo Claudia, uma dose é o recomendado para que não haja o torpor gerado pelo álcool. Ela explica que, nessa medida, o valor calórico não fica muito acima do usual, e a metabolização ocorre sem grandes prejuízos para o organismo.
"Mas como isso não costuma ser possível, é bom agir para amenizar a ressaca e também não ficar muito bêbado no início da festa", acrescenta. Para isso, é importante não beber com estômago vazio e não deixar de beber muita água junto ou no mesmo período da bebida.
Para quem já exagerou na bebida, a dica é cuidar da alimentação no dia seguinte. É bom beber muita água, suco de fruta in natura e ingerir vegetais verde-escuros. Claudia sugere um suco de couve com alguma fruta ácida, como o abacaxi. "Além de ser rica em vitamina C, essa fruta tem poder de diurese e ajuda a melhorar a absorção de ferro da couve", explica. O fígado e os rins agradecem.