O CFN participa de discussão sobre atenção primária na II Mostra de Nutrição
13/11/2008
Em mais uma ação na defesa do nutricionista nas ações de atenção primária à saúde, o Conselho Federal de Nutricionistas(CFN) participa da II Mostra de Alimentação e Nutrição do SUS, que vai até dia 14, em Brasília. No evento, será distribuído o documento "O Papel do Nutricionista na Atenção Primária à Saúde", que apresenta o posicionamento do CFN, amplamente divulgado a gestores de saúde desde o Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro). O material será entregue no estande do CFN, juntamente com outros materiais, durante o evento.
No dia 13, a presidente Nelcy Ferreira vai compor uma mesa sobre a Nutrição na Atenção Primária e os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf). Em sua apresentação, ela vai tratar do novo campo de trabalho que se abre aos nutricionistas desde a sua inclusão nesses núcleos, no início deste ano.
Paralelo ao tema, a presidente também pretende abordar um pouco sobre a luta do CFN pela carga horária mínima de 4 mil horas para o curso de Nutrição. "Nós nutricionistas devemos estar cada vez mais preparados para novos postos de um mercado em expansão, como o próprio Nasf, e, na contramão dessa tendência, o Conselho Nacional de Educação pretende impor uma carga horária que não compreende as necessidades acadêmicas do curso", explica.
Com 704 projetos inscritos, a mostra apresenta ações de alimentação e práticas de nutrição na atenção à saúde, destacando as experiências bem-sucedidas. O Conselho Regional de Nutricionistas da 7ª Região (Amazonas, Pará, Amapá, Acre, Rondônia e Roraima) apresentará na Mostra uma experiência sobre a ação do nutricionista na Saúde Coletiva. O evento também comemora os nove anos da PNAN e 20 anos do SUS.