NOTÍCIAS

OMS elogia ampliação do Programa Saúde da Família

16/10/2008

Relatório sobre a atenção primária da Organização Mundial da Saúde (OMS) elogiou a Estratégia da Saúde da Família (PSF), com reconhecimento honroso, e recomendou a sua adoção como ação bem sucedida na área.
Para o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, os resultados alcançados pelo programa projetaram o modelo como destaque internacional e referência na promoção da saúde. "O Saúde da Família é um dos exemplos mais impressionante do impacto da adoção dos cuidados básicos e de como esses devem ser implementados para que proporcionem melhoria na qualidade da saúde e traga resultados".
Em 15 anos de existência, o programa contribuiu para a queda da mortalidade infantil em 50%, para o aumento de 77,1% das mulheres que fazem o pré-natal nos três primeiros meses e diminuiu em 28% o número de internações em casos de AVC (Acidentes Vasculares Cerebrais).
Segundo o ministro, mais da metade da população brasileira é coberta por equipes de saúde, que chegam a atender 80% das necessidades em saúde da população. Atualmente, são mais de 28.302 equipes na estratégia, 16.552 equipes de Saúde Bucal e 218.300 agentes comunitários.