NOTÍCIAS

Nutricionistas latino-americanos fazem declaração sobre situação alimentar mundial

06/11/2008

Reunidos no XIV Congresso de CONFELANYD, em Viña del Mar, no Chile, nutricionistas latino-americanos lançaram uma declaração sobre a questão do aumento do preço dos alimentos. O Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) representou os profissionais brasileiros no evento, em que o documento foi lançado em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, em 16 de outubro.
A declaração enfatiza que, a partir dos problemas recentes de incremento de preços dos alimentos, a fome ameaça aumentar rapidamente, ao contrário do que foi firmado em compromissos internacionais para a redução de famintos pela metade até 2015. Segundo o documento, é responsabilidade do nutricionista oferecer à população os princípios de uma alimentação saudável que atravessa dificuldades severas deste tempo.
O documento afirma o engajamento dos profissionais em apresentar a situação alimentar mundial ao governo de seus países, para que sejam tomadas medidas necessárias para a garantia aos cidadãos o acesso a uma alimentação qualitativa, quantitativa e culturalmente adequada.