Consea define posição sobre crise de alimentos
30/05/2008
O Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) definiu sua posição sobre a crise internacional de alimentos, em plenária realizada na quinta-feira (29). No encontro, foi elaborado um documento que será apresentado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) participa do Consea, que é uma entidade consultiva da Presidência da República.
De acordo com os integrantes do órgão, o problema é uma crise do modelo global de produção e consumo de alimentos. Para o Consea, alguns fatores que levam ao aumento do preço do alimento são: o aumento da demanda por alimentos; a elevação do preço do petróleo; a ação especulativa de investidores que passaram a negociar algumas commodities agrícolas em bolsas de mercadorias.
O documento elaborado visa contribuir com o posicionamento do governo brasileiro na Conferência de Alto Nível sobre Segurança Alimentar: Desafios das Mudanças Climáticas e da Bioenergia, a ser realizada em Roma nos próximos dias 3 a 5 de junho.