NOTÍCIAS

Debate sobre nutricionista no Mercosul avança no Conumer

19/06/2008

Em reunião realizada em 13 e 14 de junho, o Comitê de Nutricionistas do Mercosul (Conumer) deu mais um passo rumo à definição de diretrizes comuns para a atuação de profissionais nos países-membros do bloco. O evento reuniu na capital paraguaia as entidades representativas de nutricionistas da Argentina, Uruguai, Paraguai e Brasil para a discussão de temas como parâmetros mínimos, conteúdos básicos e atividades privativas do profissional.
No encontro, o Conselho Federal de Nutricionistas fez uma exposição com números sobre a profissão no Brasil. Além disso, a entidade apresentou as diretrizes curriculares do curso no país e se comprometeu a fazer uma análise comparativa entre os dados brasileiros e os dos outros países. Como o Brasil já tem as atribuições do nutricionista bem definidas em instrumentos legais do CFN, estes estão sendo analisados pelos países membros para a comparação das atividades privativas de nutricionistas em cada um. 
O resultado desse trabalho deverá ser apreciado pelo Conumer e seguirá ao Subgrupo de Trabalho nº 11 do Mercosul, responsável por definir matrizes mínimas de profissões de saúde. No ano passado, a nutrição foi incluída no grupo das profissões prioritárias para o Mercosul dentro do SGT 11. 
Nesta reunião, o cargo de secretaria-geral do comitê passou a ser ocupado pelo Uruguai, para um mandato de dois anos. Anteriormente o cargo já foi ocupado pela Argentina e pelo CFN, como representante do Brasil. 
A próxima reunião do comitê, que dará prosseguimento aos estudos, será em 18 de outubro, paralela ao durante o XIV Congresso Latino-americano de Nutricionistas e Dietistas CONFELANYD, no Chile, em que o CFN também representará o Brasil em uma das mesas do evento.