NOTÍCIAS

Semana Mundial do Aleitamento Materno vai até dia 7

06/08/2008

Até a próxima quinta-feira (7), é comemorada a Semana Mundial de Aleitamento Materno. A campanha este ano tem o slogan "Amamentação – Garantir este direito é responsabilidade de todos" e pretende discutir a importância da defesa da amamentação. Nesse assunto, o CFN lembra que o nutricionista tem importante papel, pois ele incentiva o aleitamento como melhor forma de alimentação nos dois primeiros anos de vida.
Na ultima sexta-feira, 1º de agosto, uma cerimônia realizada na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) lançou a campanha, que a foi criada pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA), para mobilizar a sociedade em torno de ações de incentivo ao aleitamento materno no mundo inteiro. A Fiocruz faz parte dela desde 1985 e investe em pesquisas e desenvolvimento do Banco de Leite Humano (BLH).
No Brasil, a campanha tem como madrinha a atriz Dira Paes, que durante a cerimônia de lançamento posou para o anuncio com seu bebê Inácio, de dois meses, e sua mãe Dona Flor. A presidente do CFN, Nelcy Ferreira da Silva, participou do evento, no qual estiveram presentes o presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, e o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão.  
Estudos revelam que crianças amamentadas têm menos chances contraírem infecções, diarréia, pneumonia, otite e uma séria de outras doenças que podem se manifestar com o tempo, como alergia, asma e diabetes.