NOTÍCIAS

CFN participa de homenagem a Josué de Castro no Senado

06/08/2008

O centenário de nascimento de Josué de Castro, uma das maiores referências para os nutricionistas brasileiros, será comemorado em uma sessão especial no Senado Federal, nesta quinta-feira (7). A diretoria do Conselho Federal de Nutricionistas participará da cerimônia, na qual estarão presentes também outras autoridades.
Médico, professor, geógrafo, escritor e político, Josué de Castro completaria 100 anos no próximo dia 5 de setembro. Indicado três vezes ao Prêmio Nobel, ele é considerado pioneiro na abordagem de um tema que ele mesmo considerava delicado e perigoso: a fome. Aos 38 anos de idade, publicou sua obra de maior repercussão, "Geografia da Fome", que chegou a ser traduzida para mais de 25 idiomas e apresenta as características alimentares no Brasil, atribuindo a situação de fome não a fenômenos naturais, mas a sistemas econômicos e sociais.
Josué de Castro exerceu diversos cargos públicos, entre os quais o de presidente da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). Em 1964, Josué de Castro exerceu o cargo de embaixador do Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU), em Genebra. Depois de ter seus direitos políticos cassados pelo regime militar, ele recebeu oferta de exílio de 14 países e escolheu a França para morar. Lá viveu até sua morte, em 24 de setembro de 1973.
Exposição  – Outras atividades marcam a homenagem do Senado Federal a Josué de Castro. Nesta quarta-feira (6), será projetado o documentário ?Josué de Castro ? Por um mundo sem fome?. A autora do vídeo, Tânia Quaresma, a filha do homenageado, Anna Maria Castro, e a presidente do Centro Josué de Castro, Tereza Sales, vão participar de um debate ao final da apresentação. O evento ocorrerá no Auditório do Interlegis, no Senado, e é aberto ao público.
Na quinta-feira, ocorrerá também a abertura de uma exposição que leva o mesmo nome do documentário. As obras ficarão expostas até o dia 22 de agosto no Salão Branco do Congresso Federal.