CRN-9 reforça valorização dos nutricionistas
29/09/2008
Com o slogan Novos Tempos em Minas Gerais, a primeira gestão do recém criado Conselho Regional de Nutricionistas da 9ª Região (CRN 9), tomou posse em abril deste ano. Desde então, a nova diretoria vem "organizando a casa", priorizando demandas e planejando diversas ações. Uma dessas ações foi a promoção do 10 Ciclo de Debates em Homenagem ao Dia do Nutricionista, realizado de 27 e 29 de agosto, em Belo Horizonte, com a participação de mais de 200 pessoas entre profissionais e estudantes.
Com o objetivo de fomentar o debate e a reflexão sobre o papel do nutricionista e seu exercício profissional o Ciclo abordou os temas "O Nutricionista e o NASF", "A inserção dos Nutricionistas nos Planos de Saúde" e "Produção agrícola e crise de alimentos?". O presidente do CRN9, Élido Bonomo deu início às atividades enfatizando a importância da participação da categoria no Conselho, para que a entidade seja verdadeiramente forte e representativa, fala reforçada pela Presidente do Conselho Federal de Nutricionistas, Nelcy Ferreira, convidada para compor a mesa da primeira noite de debate. "Essa gestão tem realizado muito, em pouco tempo, concretizando, assim, um sonho não de Minas Gerais, mas um anseio de toda a categoria", salientou.
Também compuseram a mesa de debate da primeira noite Marisa Aparecida Amorin, da Gerência de Assistência Social da Prefeitura de Belo Horizonte, e, como mediadora, a vice-presidente do CRN9, Beatriz Leandro Carvalho. Beatriz destacou a importância da inclusão dos nutricionistas e demais profissionais na saúde, em especial na atenção básica para a efetiva consolidação do conceito de integralidade da saúde. Já Marisa reforçou a importância da transformação do modelo adotado, hoje, mais focado na prevenção e promoção da saúde.
Na segunda noite, o Ciclo contou com a participação do assessor técnico do CFN, nutricionista Antônio Augusto e do Superintendente Regional da UNIDAS – Paulo M. Muradas, que compuseram a mesa, sobre o tema "A inserção dos nutricionistas nos Planos de Saúde". O debate, mediado pela conselheira Heloísa Magalhães, ofereceu aos participantes relevantes informações acerca das normas que regulamentam a ampliação do rol de procedimentos cobertos pelos planos de saúde e o impacto da adoção dessas medidas para a sociedade.
No encerramento, o tema abordado "Produção agrícola e crise de alimentos?", reuniu na mesa o Coordenador Estadual do MST e Via Campesina, Vanderlei Martini, o representante da CONAB Nacional, Silvio Porto e, como mediador, o presidente do CRN9. Porto ressaltou que a crise de alimentos não é uma crise conjuntural, é uma crise estrutural. "O que podemos fazer, é continuar nesse rumo, ou fazer uma reflexão sobre um novo modelo." E completou: "Para garantir a soberania de um povo, o estado deve ser capaz de prover seus cidadãos de alimentos em quantidade, qualidade e regularidade adequadas."
Nesta mesma linha, Martini afirma "que a crise de alimentos, nada mais é do que a crise do preço dos alimentos, que dispararam no último ano. Em muitos casos os valores chegaram a ter reajustes de 300%. Fato, que se torna, ainda mais relevante se levarmos em conta que os trabalhadores brasileiros chegam a gastar 70% de sua renda com alimentação".
Para Élido Bonomo, o nutricionista não pode se abster desse debate, que tem fortes impactos sobre a qualidade da alimentação da população, e, conseqüentemente, sobre a saúde dos cidadãos. Élido ressaltou a importância da presença dos profissionais e estudantes, que tiveram a oportunidade de colaborar com suas impressões, opiniões e dúvidas e lembrou, ainda, outras ações que estão sendo desenvolvidas pelo CRN9, como a publicação de um informativo trimestral, a criação de website, a reestruturação física, o treinamento de pessoal, dentre outras. Para o presidente do Conselho "essas ações têm um único objetivo: a valorização profissional e o fortalecimento da categoria".