NOTÍCIAS

Alimento para atletas: Anvisa propõe regulamentação

19/11/2008

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está propondo novas regras para os alimentos destinados a atletas e, até o dia 12 de janeiro de 2009, recebe contribuições sobre o assunto na Consulta Pública nº 60. A proposta da Agência apresenta um novo conceito para esta categoria de alimentos, além de regulamentar o uso do suplemento de creatina e do suplemento de cafeína.
A Anvisa propõe que a categoria de alimentos atualmente denominada "alimentos para praticantes de atividade física" passe a ser chamada de "alimentos para atletas". "A evolução do conhecimento científico sobre nutrição indica que esses alimentos devem ser consumidos apenas por pessoas que pratiquem exercício físico de alta intensidade, com o objetivo de rendimento esportivo ou de competição", explica a diretora da Anvisa, Maria Cecília Brito.
Outra novidade proposta pela Agência é a proibição da comercialização dos aminoácidos de cadeia ramificada, permitidos pela atual Portaria 222/98, por não haver comprovação de resultado dos efeitos prometidos, o fornecimento de energia. A Consulta Pública prevê, também, que o "suplemento protéico para atletas" e o "suplemento alimentar para atletas em situações especiais" substituam as atuais subcategorias de alimentos protéicos e alimentos compensadores, respectivamente.
Mais informações sobre a consulta e as formas de participação podem ser obtidas no site da Anvisa ( www.anvisa.gov.br )