Autoridades internacionais discutem fundo para a segurança alimentar
27/01/2009
Representantes de diversos países, ONGs e organismos internacionais participaram em Madri, na Espanha, Reunião de Alto Nível sobre Segurança Alimentar para Todos, realizada nesta segunda-feira. Os participantes discutiram a criação de um fundo financeiro para auxiliar os países com poucos recursos para investir em agricultura e segurança alimentar. Eles concordaram que os investimentos para erradicar a fome – estimados em 30 bilhões de dólares anuais – são relativamente modestos.
O encontro de dois dias na capital espanhola é um desdobramento da Conferência de Alto Nível realizada em Roma em junho do ano passado, quando chefes de Estado discutiram a alta de preço dos alimentos. A Reunião de Madri será encerrada nesta terça feira (27/01) pelo presidente da Espanha, Jose Luis Rodrigues Zapatero, e pelo secretário geral da ONU, Ban Ki-Moon.
No evento, programas sociais brasileiros foram destacados em encontro do ministro do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, Patrus Ananias, com o diretor geral das Organizações das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), Jacques Diouf, e a diretora de Cooperação Internacional do Ministério de Assuntos Estrangeiros da Espanha.