NOTÍCIAS

Senadores homenageiam Josué de Castro

07/08/2008

%name Senadores homenageiam Josué de CastroUma sessão especial do Senado Federal, realizada nesta quinta-feira (7), lembrou o centenário de nascimento de Josué de Castro, considerado uma das principais referências para os nutricionistas brasileiros. A presidente do CFN, Nelcy Ferreira, e a conselheira Ana Calábria estiveram presentes à sessão e acompanharam o discurso de diversos senadores, que enfatizaram a importância da obra do médico pernambucano, que completaria cem anos no próximo dia 4 de setembro.
  O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) lembrou que Josué dedicou toda sua vida ao combate à fome e à miséria. De acordo com o parlamentar, o assunto ainda era tabu quando o pensador passou a discuti-lo, e hoje muitos programas e iniciativas seguem o que foi preconizado por ele. "Sua concepção não foi fria, foi humanista, superior, muito a frente de seu tempo", ressaltou.
P ara o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), Josué de Castro formulou um pensamento próprio e legitimamente brasileiro quando todos os intelectuais buscavam se afinar a alguma "linha de pensamento importada". O senador Pedro Simon (PMDB-RS) afirmou que a homenagem foi uma das reuniões mais importantes que presenciou no Senado em toda a sua vida parlamentar, devido à relevância do homenageado para os brasileiros e para a questão da fome, que ainda é um tema bastante atual.
Estiveram presentes, compondo a mesa, o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, o prefeito de Recife, João Paulo Lima e Silva, a presidente do Centro Josué de Castro, Teresa Sales, e a filha do homenageado, Anna Maria Castro.