NOTÍCIAS

Consea define calendário de conferências regionais

21/06/2011

O Conselho de SEGURANÇA ALIMENTAR e Nutricional do Estado da Paraíba (CONSEA) promoverá cinco conferências regionais de julho a agosto para preparar a 3ª Conferência Estadual de SEGURANÇA ALIMENTAR, que ocorre de 22 a 24 de agosto, no Convento Franciscano de Santo Antônio Ipuarana, em Lagoa Seca.
 
A Conferência Estadual, que visa a elaboração do plano de SEGURANÇA ALIMENTAR da Paraíba, antecede a Conferência Nacional prevista para o período de 7 a 11 de novembro, em Salvador (BA).
 
A realização das Conferências Regionais tem sido objeto de discussão em reuniões mantidas entre o CONSEA e a Secretaria de Estado do Governo, que integra o próprio conselho juntamente com outras secretarias de Estado, como Desenvolvimento Humano, Agricultura e Pesca, Planejamento e Gestão, Saúde e Educação.
 
Para o secretário de Estado do Governo, Walter Aguiar, a maior preocupação do Governo da Paraíba é proporcionar meios, elaborar planos e políticas públicas de combate à insegurança alimentar, à miséria e à fome no Estado. Ele considera a parceria com o CONSEA de fundamental importância.
 
Calendário – A primeira Conferência Regional será realizada no dia 8 de julho, em Patos. Em seguida, dia 19, será a vez de Guarabira sediar a segunda Conferência Regional. Em 22 de julho, o evento será em Campina Grande. O quarto encontro regional ocorrerá em João Pessoa, e a quinta e última conferência será em Sousa no dia 2 de agosto.
 
Das Conferências Regionais sairão entre 300 e 400 delegados para participarem da Conferência Estadual, em Lagoa Seca. Segundo o CONSEA, a previsão é mobilizar cerca de 1.200 pessoas no Estado só nas Conferências Regionais, das quais 250 em João Pessoa, 300 em Campina Grande e aproximadamente 400 na Conferência Estadual.
 
O CONSEA é composto por 52 membros. Um terço é do poder público, federal e estadual, e dois terços são entidades da sociedade civil. Integram o CONSEA órgãos como o Incra, Funai, Conab, instituições de ensino superior como UFPB, UFCG, UEPB, além de CUT, Coep, Fetag, MST, Movimento Negro da Paraíba, Fiep, OAB, Famup, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.
 
O presidente do CONSEA, Arimatéia França, destacou, ainda, a participação da Comissão Intersetorial de ALIMENTAÇÃO e NUTRIÇÃO, o Fórum de SEGURANÇA ALIMENTAR, a Organização das Cooperativas do Estado da Paraíba e a Articulação do Semiárido da Paraíba.
Segundo ele, uma das metas do Conselho é a implementação do Sistema Nacional de SEGURANÇA ALIMENTAR e Nutricional (Sisan), que abrange a criação do plano estadual de SEGURANÇA ALIMENTAR, e a criação de uma Câmara Intersecretarial de SEGURANÇA ALIMENTAR e Nutricional.

Autor: PARAÍBA ONLINE