NOTÍCIAS

Enade: três cursos de Nutrição estão entre os 25 melhores do país

12/08/2008

Três cursos de graduação em Nutrição estão entre os 25 que obtiveram nível de excelência no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade 2007), cujo resultado foi divulgado na semana passada. São eles o da Universidade Federal de Viçosa (UFV), da Universidade Federal de Alfenas, ambas em Minas Gerais, e da Universidade Federal de Goiás (UFG). Todos eles obtiveram nota máxima nos dois critérios avaliados pelo exame. Mais de 3 mil cursos superiores de todo o Brasil participaram da avaliação.
Já é a segunda vez que a Universidade Federal de Alfenas (Unifal) conquista essa posição. Apesar de ser relativamente nova, que começou a funcionar em 2000, a faculdade possui maioria de professores com doutorado e investe em atividades de pesquisa e extensão. Para a chefe do departamento de Nutrição, Eveline Cordeiro de Azeredo, um dos resultados da qualidade do curso é que a maioria dos formados conquista colocação no mercado de trabalho. "Não temos ex-alunos desempregados, ou eles estão trabalhando, ou eles estão fazendo mestrado", comemora.
Entre as razões da boa nota apontadas pela professora, está a carga horária do curso, que é de mais de 4,2 mil horas. "Precisamos desse mínimo de carga para conseguirmos esse resultado", afirma. De acordo com a professora, a faculdade ampliou recentemente sua carga, para dar a oportunidade aos alunos de desenvolver atividades de pesquisa e extensão.
Os outros dois cursos de Nutrição com nota máxima no Enade também trabalham com carga horária bem superior do que a de 3,2 mil horas proposta pelo Ministério da Educação como a mínima. O Conselho Federal de Nutricionistas rejeitou a proposta do órgão e defende a carga mínima de 4 mil horas, posição discutida e ratificada em diversos encontros regionais com os coordenadores de curso de Nutrição, realizados entre o final do ano passado e o início de 2008.