NOTÍCIAS

Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar mostra resultados

13/06/2008

Em cinco anos de existência, o Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA), do Governo Federal, já atendeu 432,8 mil produtores e contribuiu para a alimentação de 24,4 milhões de brasileiros. Para isso, o investimento foi de R$ 1,5 bilhão. Esses e outros resultados da iniciativa serão avaliados no Seminário PAA – Balanço e Perspectivas, que ocorrerá de 16 a 18 de junho, em Brasília.
O PAA visa adquirir alimentos de agricultores familiares por um preço considerado justo. Os produtos adquiridos pela iniciativa são destinados a brasileiros em situação de vulnerabilidade social e alimentar. Eles são doados a creches, escolas, asilos e outras entidades, que, dessa forma, incrementam as refeições dos beneficiários com produtos saudáveis e regionais. Pelo programa, cada produtor pode vender o equivalente a R$ 3,5 mil, por ano, na área agrícola, ou o mesmo valor, por semestre, no caso do leite. O objetivo é promover o direito humano à alimentação adequada e assegurar o princípio da soberania alimentar do país.
Participam do seminário organizações voltadas ao combate da fome, representantes de autarquias, gestores municipais, estaduais e federais, conselheiros de segurança alimentar e nutricional, movimentos sociais e sindicais. O evento é promovido pelos Ministérios que executam o programa, pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea),  pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).