NOTÍCIAS

CFN quer ampliar inserção do nutricionista no NASF

16/05/2008

A participação do Sistema CFN/CRN no XXIV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde foi amplamente elogiada por secretários de saúde e prefeitos presentes no evento. Mesmo depois do encerramento do encontro, o CFN colhe os frutos de sua atuação, que buscou demonstrar tecnicamente a importância da inclusão de nutricionistas nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF).
Durante o Encontro Nacional de Coordenadores Estaduais, Municipais e Centros Colaboradores de Nutrição, realizado pelo Ministério da Saúde, de 22 a 26 de abril em Brasília, diversas autoridades reconheceram a importância da participação do Sistema no congresso. O presidente do Conselho Nacional Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Helvécio Miranda, lembrou que os nutricionistas foram bastante atuantes. Representantes do Diretoria de Atenção Básica (DAB), do Ministério da Saúde, ressaltaram que o estande do CFN estava estrategicamente localizado e atraiu a atenção do público.
No Congresso dos secretários municipais de saúde, o estande do Sistema foi visitado por gestores de municípios de todo o Brasil, que puderam dialogar com os conselheiros do CFN e dos Regionais sobre a participação do nutricionista no NASF. Foi distribuído também material que apresentava as ações que os nutricionistas desenvolvem na saúde pública. Os representantes dos nutricionistas participaram de discussões de oficinas, que contaram com mais de 1,5 mil participantes.
Mídia – A atuação do CFN não se restringe à participação no evento. Diversos jornais regionais de capitais brasileiras estão abrindo espaço para a publicação de artigos da presidente do CFN, Nelcy Ferreira, sobre a necessidade de nutricionistas nas equipes dos NASF.  Em 29 de março, o jornal O Norte, da Paraíba, publicou texto em que a presidente defende que os gestores municipais precisam estar sensíveis à necessidade de o nutricionista integrar suas equipes. Em texto publicado no jornal O Popular, o maior de Goiás, em 7 de maio, ela enfatizou que o que mais justifica a defesa do nutricionista nos NASF é o zelo pela saúde da população brasileira.
Outras ações estão previstas para garantir a maior inserção possível dos nutricionistas no Saúde da Família. O assunto será um dos temas do Programa de Orientação Intinerante, que o CFN promoverá no XX Conbran. O espaço será usado para explicar ao nutricionista como ele pode mobilizar-se em suas cidades, para ocupar esse novo campo de trabalho. Além deste, o CFN participará de debate sobre a matéria, com representantes dos gestores e da CGPAN.