NOTÍCIAS

Consea apresenta propostas sobre crise de alimentos

02/06/2008

O Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) encaminhou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na sexta-feira (30), propostas de ações para Brasil enfrentar a crise de alimentos. "O Consea pretende contribuir para a busca de soluções, na expectativa de fortalecer ainda mais a soberania e segurança alimentar e nutricional no Brasil e no mundo", explica o presidente do órgão, Renato Maluf.
Entre as medidas imediatas, o Consea propõe o monitoramento de fluxos comerciais de importações e exportações de milho e arroz, a retomada da política de estoques públicos e o realinhamento dos preços de programas como o de aquisição de alimentos, de garantia de preços, o Bolsa Família e de alimentação escolar.
O Conselho sugere ao governo que amplie investimentos em infra-estrutura de armazenagem e transporte e em melhorias na gestão, visando à ampliação do acesso à alimentação para as famílias mais vulneráveis.
O órgão propõe ainda que o país amplie o apoio à agricultura de base familiar, à piscicultura e à pesca artesanal, cuja expansão recente contribuiu para amenizar os efeitos da crise.
Outras propostas defendidas pelo Consea  são:
– assistência técnica e financiamento para a agricultura familiar de base agroecológica;
– ampliação da produção diversificada e valorização da agrobiodiversidade;
– fortalecimento de hábitos alimentares regionais;
– democratização do acesso à terra, à água e demais recursos naturais;
– descentralização da distribuição e comercialização de alimentos;
– revisão da política de regulação do comércio internacional pela OMC;
– restrições à aquisição de terras por estrangeiros;
– criação de um programa mundial de segurança alimentar e nutricional;
– apoiar a Aliança América Latina e Caribe sem Fome.