NOTÍCIAS

Entidade mobiliza sociedade para ampliação da alimentação escolar

24/03/2008

O Fórum Brasileiro de Segurança Alimentar e Nutricional (FBSAN) realizou em março um seminário para mobilizar a sociedade civil em defesa do Projeto de Lei (PL) nº 2877/2008 que vai ampliar a alimentação escolar para o Ensino Médio. Uma das propostas surgidas no evento foi a criação de uma comissão para acompanhar a tramitação do Projeto no Congresso Nacional e para instruir a sociedade sobre sua importância. 
O seminário aprofundou a discussão da alimentação escolar no processo de desenvolvimento local como parte do direito humano à alimentação e também para o desenvolvimento da agricultura familiar, como produtora de alimentos para o programa, informa o coordenador do FBSAN, Edmar Gadelha. 
Antes da realização do evento, o presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Renato S. Maluf, participou de uma audiência no Gabinete da Liderança do Governo na Câmara dos Deputados para pedir o apoio dos parlamentares para a aprovação do PL. 
As iniciativas dessas entidades enfatizam a necessidade de mobilização da sociedade para garantir a aprovação rápida e sem distorções do PL. "Esse projeto expressa aquilo que nós consideramos ideal para a merenda escolar sob as diretrizes de uma alimentação adequada e saudável", explicou o presidente do Consea. "São propostas que nasceram de um longo processo de contribuições em nossos fóruns e conferências", completou. 
Coordenador da Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional, o deputado Nazareno Fontelles informou que, para dar mais agilidade à tramitação e aprovação da matéria na Casa, a presidência da Câmara criou uma Comissão Especial para tratar do projeto. A comissão realizará 40 sessões, sendo que na última será votado um relatório. Em seguida, o projeto vai ser encaminhado para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) e, caso aprovado, será submetido à votação do plenário.