NOTÍCIAS

Nutricionista contribui para Metas do Milênio

10/09/2007

A presidente do CFN, Nelcy Ferreira, ao comentar o resultado do relatório do governo federal em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU) de acompanhamento dos objetivos do Milênio, de que o Brasil atingirá as metas estabelecidas antes do previsto, afirmou que espera comemorar ainda mais a redução das inconcebíveis desigualdades, ratificando a indicação da alimentação saudável com alimentos comprados com o salário do próprio trabalhador. A afirmação, feita durante a sessão solene na Câmara dos Deputados em homenagem ao Dia do Nutricionista, realizada em 31 de agosto último, foi reforçada com uma saudação da presidente para a categoria. "Parabenizo a todos a todas que colaboram na construção de um cenário melhor para a população brasileira, e o nutricionista e o educador físico fazem parte dos construtores", disse, referindo-se, também, aos profissionais de educação física, homenageados na mesma solenidade.
De acordo com o relatório, 4,7 milhões de brasileiros deixaram a condição de extrema pobreza entre 1990 e 2005. O que quer dizer que o Brasil já cumpriu uma das metas mais importantes da Cúpula do Milênio. Realizada em 2000, a Cúpula estabeleceu oito metas para serem cumpridas até o ano de 2015. Durante o evento, 191 países concordaram em cumprir as metas no prazo estabelecido.
Mas não foi só nessa meta que o Brasil apresentou um bom resultado. Segundo o mesmo relatório, houve avanços expressivos em todos os oitos Objetivos do Milênio. Dentre eles estão a promoção da igualdade entre os sexos, o alcance do ensino primário universal; o enfrentamento de doenças como a AIDS e a malária; a sustentabilidade ambiental; a erradicação da fome e a redução da mortalidade infantil. Nestas duas últimas, os nutricionistas têm papel fundamental nas ações desenvolvidas na área de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN).