NOTÍCIAS

Saúde da Família inclui nutricionistas

13/02/2007

A Estratégia de Saúde da Família, do Ministério da Saúde, cria os Núcleos de Apoio a Saude da Familia (NASF) incluindo o nutricionista, além de outros profissionais da área de saúde, através da portaria ministerial n°154 de 24 de janeiro de 2008, divulgada no Diário Oficial em 25 de janeiro. O objetivo é ampliar a abrangência e o escopo das ações de atenção básica.
De acordo com a nova legislação, os NASF são constituídos por, no mínimo, três profissionais de diferentes áreas, que devem atender demandas identificadas em trabalho conjunto com as Equipes de Saúde na Família (ESF). Além de nutricionistas, as equipes podem ser formadas por: educador físico, farmacêutico, psicólogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta e médico acupunturista, homeopata, pediatra e psiquiatra. A composição é definida pelos gestores municipais, de acordo com as necessidades locais e a disponibilidade dos profissionais. Cada Núcleo atuará vinculado a, no mínimo três, e, no máximo, 20 equipes de saúde, que se responsabilizam, cada uma, pelo atendimento de cerca de mil famílias de uma região.
Dentro dos NASF, os nutricionistas serão responsáveis por atividades como: coordenação das ações de diagnóstico populacional da situação alimentar e nutricional; promoção da alimentação saudável para todas as fases da vida; estímulo à produção e ao consumo de alimentos saudáveis produzidos regionalmente; capacitação da ESF e participação de ações dos programas de controle e prevenção dos distúrbios nutricionais; elaboração das rotinas de atenção nutricional e atendimento para doenças relacionadas à alimentação e à nutrição, de acordo com protocolos de atenção básica.
"O nutricionista deverá estar preparado para assumir a proposta da estratégia de Saúde da Família dentro do NASF", destaca a presidente do Conselho Federal de Nutricionistas, Nelcy Ferreira da Silva. Para a Coordenadora Geral da Política de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Ana Beatriz Vasconcelos, a criação dos Núcleos sinaliza um novo caminho para a nutrição na atenção básica, além de ser uma conquista e um desafio aos nutricionistas.