Novo Código de Ética: proposta de construção compartilhada
11/11/2014
A Comissão Especial do Código de Ética (CECEt) promoveu, neste sábado (8), na sede do CFN, em Brasília, seminário com todos os coordenadores e alguns membros das dez comissões regionais envolvidas na elaboração de um novo documento sobre o tema. Todos os CRN enviaram representantes ao encontro, o que demostra o interesse e o comprometimento com essa iniciativa.
A fim de aprimorar a coleta de dados a respeito dos temas que serão tratados no novo código, os participantes destacaram a importância de indicar, no questionário disponibilizado aos nutricionistas, pela internet, o Estado em que o profissional atua para que se possa observar eventuais situações que ocorram, com maior incidência, em determinadas regiões.
Para isso, os participantes do seminário apontaram a necessidade de ampliar e intensificar o debate em nível local. A ideia é que os Regionais levem a discussão às suas regiões a fim de aferir as demandas, as peculiaridades e os problemas éticos que afetam a prática do nutricionista, bem como dar oportunidade para que todos possam contribuir para o novo Código de Ética, dentro de uma proposta de construção compartilhada.
Para implementá-la, os CRN estão se organizando para realizar eventos presenciais, onde a categoria possa expor, com maior riqueza de detalhes, as questões e os conflitos éticos que permeiam a sua prática profissional. O esforço é para que o documento a ser construído expresse a realidade das situações efetivamente vivenciadas e possa propor condutas compatíveis com a postura ética esperada do nutricionista, delineada a partir das peculiaridades da prática profissional da atualidade.
A previsão é que a CECEt nacional se reúna com as comissões regionais no primeiro semestre do ano que vem, após a promoção dessas ações nos Estados cujas contribuições serão somadas a outras 2000 já recebidas que estão e em processo de categorização e análise. O objetivo é enriquecer a base de dados e envolver a categoria nessa grande discussão.
Os membros e coordenadores das CECEt parabenizam a expressiva participação da categoria e informam que cada uma delas está sendo cuidadosamente analisada; e lembram aqueles que ainda não se manifestaram para que o façam, acessando o link que se encontra no site do CFN e naquele de todos os regionais. Lembra ainda a importância de participar dos eventos regionais para, presencialmente, relatar a sua experiência.