Índice de reclamações contra planos de saúde registra queda
05/06/2014
O índice de reclamações contra planos de saúde diminuiu de janeiro até o meio do ano. Operadoras de todos os portes (grande, médio e pequeno) conseguiram a redução pelo sexto mês consecutivo. A estimativa é da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) com base nas queixas de usuários dos serviços. É resultado da relação entre a média de queixas dos contratantes contra operadoras com registro ativo e a média de beneficiários da empresa. A medição é mensal e favorece a transparência do setor, facilitando a escolha do usuário que precisa se informar na hora de escolher um plano.
A análise da ANS comprova que as medidas mais rigorosas adotadas pela agência nas ações de fiscalização já podem ser sentidas pelos contratantes. Desde 2012, a autarquia suspendeu a comercialização de 868 planos de 113 operadoras que descumpriram prazos máximos para procedimentos (exames, consultas e cirurgias) ou por negativas indevidas de cobertura. Atualmente, 161 planos de 36 operadoras se encontram em situação semelhante.
Mediação – Também contribuíram para a queda do índice a ampliação da Notificação de Intermediação Preliminar (NIP), que, desde março deste ano, passou a incluir as reclamações não assistenciais, entre elas a quebra de contrato e os reajustes indevidos. Os beneficiários que não conseguem atendimento adequado no contato com as empresas devem acionar a ANS com o número de protocolo recebido. A autarquia irá mediar o conflito entre as partes.
Já foi atingida a marca de 86,3% de resolubilidade na mediação promovida pela agência sem a necessidade de abertura de processos administrativos. O prazo para que a prestadora de serviços de saúde resolva os conflitos com o consumidor varia de 5 a 10 dias úteis, dependendo da natureza do conflito (assistencial ou não assistencial).
As reclamações podem ser feitas pelos canais de relacionamento da agência: Disque ANS – 0800 701 9656; Central de Atendimento ao Consumidor no portal de internet; ou nos núcleos de atendimento presencial existentes em 12 cidades, nas cinco regiões do Brasil.
Confira mais detalhes sobre o índice:
Índice de Reclamações
Gráfico compliado
[Com informações da ANS]