CFN apoia ação do CNS contra "Diferença de Classe"
29/05/2014
Cerca de 500 participantes da XVIII Plenária Nacional de Conselhos de Saúde participaram, nesta quarta-feira (28), de um ato simbólico: abraçar o Palácio da Justiça, sede do Supremo Tribunal Federal (STF), em manifestação contra a chamada "Diferença de Classe".
O movimento ressalta que, na prática, ao ingressar em hospitais do SUS, o paciente que tem recursos financeiros pode pagar por melhores acomodações e escolher o seu médico.
Está em andamento no STF uma ação do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul no sentido de aprovar a Diferença de Classe, que é repudiada pelo conjunto dos conselhos de Saúde reunidos na Plenária.
Na última segunda-feira (26), o Conselho Nacional de Saúde (CNS) foi representado pela presidenta Maria do Socorro de Souza em audiência pública convocada pelo ministro Dias Toffoli para ouvir as partes interessadas.
Socorro destacou ser inadmissível a criação de duas portas de entradas ao SUS, cuja estrutura pertence a todos os brasileiros, e reafirmou que o sistema deve ser universal e gratuito, sem que se concedam quaisquer privilégios aos mais ricos.
[com informações da Ascom/CNS]