Panetone apresenta alto teor de gorduras trans, constata Idec
18/12/2007
O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) analisou 38 panetones de diferentes marcas e constatou que oito ultrapassam o limite diário de gorduras trans recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), necessário ao organismo humano. As gorduras trans podem aumentar os níveis de colesterol, causar doenças cardíacas e levar à obesidade.
A marca campeã foi a Visconti, cuja fatia de 80g de panetone com gotas de chocolate contém 4,8g de gorduras trans. Em segundo ficou a Tommy, com 4,5 g por fatia. Já no final da tabela, o panetone da Bauli não apresentou nenhum grama de gordura trans por pedaço.
O levantamento se baseou nos valores declarados nas embalagens dos produtos. Para o técnico do Idec e responsável pela pesquisa, Marcos Pó, as informações dos rótulos são confiáveis. "Já encontramos discrepâncias em testes, mas a maioria é precisa", explica. "Como o panetone é um produto antigo, as pessoas não se acostumaram a olhar as informações nutricionais dos rótulos", conclui Pó.