NOTÍCIAS

Pescado será incluído na alimentação escolar

19/12/2007

Para capacitar merendeiras e conselheiros da alimentação escolar foi assinado nessa terça-feira, 18 de dezembro, um acordo de cooperação técnica entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e a Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca da Presidência da República (Seap/PR). O objetivo é possibilitar a venda dos pescados para a alimentação de alunos de escolas públicas.
A inclusão do pescado representa não apenas um ganho na qualidade nutricional da alimentação dos estudantes, mas também um importante estímulo para os pescadores artesanais e aqüicultores familiares, que serão capacitados pelo programa.
O programa de capacitação está previsto para começar em março de 2008. Inicialmente, Pernambuco será o primeiro estado beneficiados; depois, outras regiões do país. Ao todo, serão atendidos 254 municípios de 14 estados (Pernambuco, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Amazonas, Sergipe, Alagoas, Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí, Distrito Federal, Paraná e Espírito Santo).
Entre outros temas, os cursos vão abordar a manipulação de alimentos, as qualidades nutricionais do pescado, cuidados com a conservação, formas de preparo, além de orientações sobre a legislação pertinente à alimentação escolar e boas práticas de manejo.