CFN e CGPAN discutem estratégias para o NASF
13/03/2008
O Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), a Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição (CGPAN), do Ministério de Saúde, e a Comissão Intersetorial de Alimentação e Nutrição (CIAN), do Conselho Nacional de Saúde, se reuniram nesta terça-feira (11) para discutir estratégias de inserção do nutricionista nos Núcleos de Saúde da Família (NASF). De acordo com a nova legislação, os NASF são multidisciplinares, formados por três ou cinco profissionais de saúde de diferentes áreas, entre elas, a nutrição. São os gestores municipais que definem a composição de cada Núcleo, de acordo com as necessidades locais.
Segundo a presidente do CFN, Nelcy Ferreira, não faltam dados técnicos que justifiquem a inclusão dos nutricionistas nos Núcleos. Na reunião, os representantes concordaram que é necessário que os próprios profissionais se mobilizem em suas regiões para ocupar esses novos espaços.
O CFN e a CGPAN vão elaborar um documento para explicar a necessidade da atuação do nutricionista na atenção básica. Além disso, vão se reunir com representantes dos gestores municipais e estaduais para expor a relevância da nutrição na Saúde da Família. Para esclarecer dúvidas do nutricionista, os NASF serão um dos temas do próximo Programa de Orientação Itinerante (POI) do CFN, previsto para ser realizado durante o XX CONBRAN, em maio. O CFN também publicará em seu site matérias sobre os Núcleos.
Reedição – Publicada em 24 de janeiro de 2008 pelo Ministério da Saúde, a portaria 154, que cria os NASF, foi reeditada em 4 de março, sem alterações de conteúdo.