DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO 16 DE OUTUBRO. SISTEMAS ALIMENTARES SAUDÁVEIS
15/10/2013
O tema oficial do Dia Mundial da Alimentação – anunciado no início de cada ano pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) – dá foco à data e ajuda a aumentar a compreensão de problemas e soluções na busca pela erradicação da fome.
Hoje quase 870 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de desnutrição crônica. Modelos insustentáveis de desenvolvimento estão degradando o meio ambiente, ameaçando ecossistemas e a biodiversidade que serão necessários para garantir o fornecimento de alimentos no futuro. Os clamores por profundas mudanças em nossa agricultura e nosso sistema alimentar se tornam mais frequentes e mais insistentes.
Como se pareceria um sistema alimentar sustentável? É possível passarmos da situação atual para essa proposta? O que precisaria ser mudado para nos mover nessa direção? O Dia Mundial da Alimentação 2013 é uma oportunidade para explorar essas e outras questões, e ajudar a fazer acontecer o futuro que nós queremos.
Mais informações: www.fao.org
CONCURSO DE POSTERS DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO 2013
O TEMA PARA 2013 "SISTEMAS ALIMENTARES SUSTENTÁVEIS"
O que é um sistema alimentar?
Os sistemas alimentares são a forma como produzimos, processamos, embalamos, transportamos, armazenamos, comercializamos, compramos e comemos nossa comida.
Se não formos cuidados, nossos sistemas alimentares podem ser perigosos para o meio ambiente. Os sistemas alimentares usam um bocado de água, criam gases de efeito estufa perigosos, e terminam por afetar cada planta e animal no planeta.
Estima-se que a população total da Terra atinja 9 bilhões em 2050. Para alimentar a todos, a produção de alimentos terá que aumentar dramaticamente.
Nós acreditamos que é possível fazer isso sem causar danos ao meio ambiente, e de uma forma que dê aos agricultores mais pobres um retorno justo por seus esforços. Mas para tal os sistemas alimentares tem que mudar para melhor. Nós precisamos de novos métodos e tecnologias em todos as partes desses sistema. Os consumidores de alimentos precisam aprender mais sobre como seus hábitos e escolhas afetam os agricultores e o meio ambiente.
Cada um de nós tem o poder de ajudar a mudar os nossos sistemas alimentares. Ao escolher alimentos nutritivos e reduzir a quantidade de desperdício que criamos, nós podemos ajudar a tornar os nossos sistemas alimentares mais sustentáveis.
Os sistemas alimentares conectam a todos nós. Vamos fazer parte de uma mudança global que leve a um futuro mais saudável – por nós mesmos e por nosso planeta.
Sobre o concurso:
O concurso de cartazes é co-organizado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e pela Aliança das Nações Unidas para as Mulheres, ambas baseadas em Roma, na Itália.
• As peças concorrentes serão aceitas até o dia 30 de setembro de 2013.
Elegibilidade:
• O concurso é aberto a crianças e jovens entre 5 e 17 anos, vivendo em qualquer país do mundo.
• Os vencedores serão selecionados em três categorias: 5 a 8 anos, 9 a 12 anos e 13 a 17 anos.
• Somente será aceito um trabalho por pessoa. O envio de multiplos trabalhos sob o nome do mesmo artista irá resultar em desqualificação.
• Vários desenhos poderão ser submetidos usando o mesmo endereço de email para contato, mas o nome do artista não deve ser duplicado. Assim, professores e pais ou responsáveis podem fazer upload de vários arquivos usando o mesmo email, mas somente um arquivo por criança é permitido.
• Os cartazes podem ser desenhados, pintados ou desenhaqdos com lápis, caneta, giz de cera ou carvão, ou ainda em pintura à óleo, acrílico ou aquarela, assim como são aceitos mix de mídias diversas. Trabalhos artísticos criados digitalmente também são permitidos. Não são permitidas fotografias.
• Os cartazes podem ou não conter texto. Se for utilizado texto, qualquer idioma é permitido.
• Todos os trabalhos devem ser originais e não podem incluir imagens fotográficas do concorrente ou qualquer outra informação pessoal.
Participação no concurso:
• Todos os participantes são convidados à assisitr ao video do concurso e a ler sobre o tema do Dia Mundial da Alimentação. As crianças mais jovens podem preferir aprender sobre o tema junto aos pais ou professores.
• Complete todos os campos do formulário de inscrição, faça o upload do desenho do cartaz, e clique em SUBMIT. As crianças mais jovens podem precisar de ajuda de um adulto para fazer sua inscrição online.
• É recomendado que o trabalho seja montado em uma folha tamanho A4 ou ofício (8 ½ x 11 polegadas), para facilitar o processo de escaneamento e upload da imagem. Se o cartaz for maior, pode ser feita uma foto digital do trabalho e o arquivo carregado na inscrição.
• Apenas arquivos digitais em formato JPG serão aceitos e as inscrições devem ser feitas online – por favor, não envie cartazes originais.
Prêmios:
• Três desenhos de cartazes serão selecionados em cada categoria.
• Os vencedores serão anunciados no dia 16 de outubro de 2013 – Dia Mundial da Alimentação.
• Os três melhores em todas as três categorias serão publicados no website do Dia Mundial da Alimentação, e compartilhados nas fanpages da FAO e do movimetno EndingHunger.
• Certificados de Reconhecimento, assinados por um oficial das Nações Unidas, serão enviados a todos os vencedores. Os primeiros colocados em cada categoria irão receber a popular camiseta do EndingHunger e um segundo presente surpresa!
Direitos Autorais, privacidade e outras condições:
• A FAO retém os direitos autorais de todos os trabalhos inscritos.
• Quando os trabalhos vencedores forem publicados, apenas a inicial do primeiro nome, sobrenome e país de origem serão publicados. Nenhuma outra informação sobre os concorrentes serão publicadas ou compartilhadas.
“Sistemas Alimentares Saudáveis”
Aqui estão algumas perguntas frequentes sobre o tema deste ano do Concurso de Cartazes do Dia Mundial da Alimentação (DICA para professores: muito útil para discussão em sala de aula).
(NOTA: leitores mais jovens podem precisam de auxílio de pais e professores)
Q. O que são sistemas alimentares?
Qualquer processo que involve a produção e consumo de alimentos é parte de um sistema alimentar. Isso inclui: plantar, colher, processar, empacotar, embalar, comercializar, comprar, estocar, comer. Empregos, dinheiro, eletricidade e nutrição também são parte desse sistema.
Para saber mais, visite a página do Dia Mundial da Alimentação onde estão disponíveis informações básicas e links para ler mais sobre o tema.
Q. Por que estamos focando em sistemas alimentares sustentáveis?
Estima-se que a população mundial total atinja 9 bilhões de pessoas em 2050. Para fazer com que todos tenham o sufience para comer, nós precisamos repensar nossos sistemas alimentares. Nós queremos reduzir o impacto dos sistemas alimentares no meio ambiente, porque a produção de alimentos hoje produz também um bocado de gases de efeito estufa, coloca muita pressão no abastecimento de água e cria uma ameaça à biodiversidade. Nós precisamos entender melhro como nossas escolhas de compras de alimentos afetam os agricultores mais pobres em outras partes do mundo. E nós precisamos aprender como desperdiçar menos comida – no transporte, na armazenagem, nos supermercados e em casa.
Q. Quantas pessoas estão passando fome?
De acordo com as mais recentes estimativas da FAO, cerca de 870 milhões de pessoas em todo o mundo vivem diariamente com fome. As boas novas é que muitas pessoas, organizações e governos estão agora estimulados com a meta de acabar com a fome ainda em nossa geração.
Você também pode se unir ao Movimento Acabando com a Fome (EndingHunger movement).