Nutricionistas criam a Rede SAN
21/08/2007
Durante a realização da 3ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, em julho de 2007, o CFN e a Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN) realizaram uma reunião com a participação de 180 nutricionistas, que resultou na criação da Rede de Segurança Alimentar e Nutricional – Rede SAN.
O objetivo da Rede é discutir as deliberações da Conferência e disseminar o debate informações e de fomentar o debate sobre esta política.
Para participar da Rede os nutricionistas devem enviar seus contatos – nome, telefone e e-mail – para [email protected]
Oficina avalia estudo sobre ações públicas de SAN
Um acordo de cooperação técnica entre o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) está desenvolvendo a pesquisa "Subsídios para a Implantação de Sistemas Descentralizados de Segurança Alimentar e Nutricional em Regiões Metropolitanas", coordenada pelo Instituto Polis – Estudos, Formação e Assessoria em Políticas Sociais, para mapear as ações desenvolvidas por iniciativa de municípios, estados e Governo Federal, em 15 regiões metropolitanas brasileiras. As conclusões da pesquisa foram discutidas em 15 de agosto, em Brasília, por representantes do Governo Federal, pesquisadores e conselheiros estaduais.
O levantamento realizado de fevereiro a agosto de 2007, em 15 capitais, revelou que é necessário reforçar a participação dos estados na promoção de programas e iniciativas de segurança alimentar e nutricional, voltadas ao combate à fome de populações pobres.
O estudo será concluído em setembro próximo e seu resultado indicará as diretrizes necessárias para a criação de Sistemas de Segurança Alimentar e Nutricional em cada região, com base na realidade relatada pelas equipes, compostas por conselheiros e pesquisadores de instituições de ensino superior.