CFN é titular do Conselho Nacional de Saúde
29/11/2012
Na eleição realizada em 27 de novembro, para a escolha do novo plenário do Conselho Nacional de Saúde (CNS), o CFN foi eleito um dos 48 titulares. O conselho foi indicado pelo Fórum de Entidades Nacionais de Trabalhadores de Saúde (Fentas), que reúne 36 organizações nacionais. Os novos conselheiros tomarão posse em 13 de dezembro, para a gestão 2012-2015.
A atribuição do CNS é deliberar, fiscalizar, acompanhar e monitorar as políticas públicas de saúde. É, também, o espaço nacional de controle social e a instância máxima de deliberação do Sistema Único de Saúde (SUS), de caráter permanente e deliberativo.
O CNS é vinculado ao Ministério da Saúde e composto por representantes de entidades e movimentos representativos de usuários, entidades representativas de trabalhadores da saúde, governo e prestadores de serviços de saúde. Dentre as suas competências figura a aprovação e acompanhamento da execução do orçamento da saúde. É o pleno do CNS que aprova a cada quatro anos o Plano Nacional de Saúde.