NOTÍCIAS

Conselhos federais discutem erros e condições de trabalho na área da Saúde

21/09/2012

O Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde (FCFAS) promoveu, nos dias 19 e 20 de setembro, seminário com o objetivo de discutir os erros nos procedimentos de trabalho e as condições para o exercício profissional em estabelecimentos públicos e privados. O evento ocorreu no auditório do Conselho Federal de Medicina e teve a participação de membros de 14 categorias que atuam no segmento. Conselheiros do CFN estiveram presentes em mesas redondas e palestras para contribuir com a visão dos nutricionistas sobre o assunto.
Além de debater questões éticas relacionadas a desempenho e recursos funcionais, o seminário destacou a importância de políticas públicas efetivas para diminuir equívocos durante o atendimento clínico e a responsabilidade civil, administrativa e jurídica dos profissionais e estabelecimentos envolvidos. Apontou ainda que os gestores de Saúde não estão atentos a variáveis que condicionam erros, o que possibilita atribuir às categorias ou aos inscritos nos conselhos obrigações que não competem a eles. A precarização dos contratos e das ferramentas de trabalho também foi considerada indutora de procedimentos inadequados. 
O presidente do CFN, Élido Bonomo, coordenou mesa redonda sobre normatizações, estratégias e ações governamentais, que teve como palestrante o assessor da Secretaria de Atenção á Saúde do Ministério da Saúde, Itajaí de Oliveira Albuquerque. As ações do ministério para o aprimoramento da gestão do SUS e a formação dos profissionais que atuam no setor foi um dos temas discutidos, assim como a qualidade técnica dos cursos superiores autorizados pelo Ministério da Educação. A conselheira Deise Regina Batista falou sobre os fatores que levam o nutricionista a cometer erros de conduta ética, os equívocos mais comuns e a frequência com que ocorrem.
O CFN também contribuiu para a elaboração de documento com sugestões e recomendações a serem encaminhadas aos presidentes dos conselhos e representantes do governo federal que participaram do evento.