Movimento Saúde+10 define ações para ampliar adesão a abaixo-assinado
22/09/2012
O CFN participou, no início deste mês, da 1ª Plenária do Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública, que conta com o apoio de mais de cem entidades de todo o Brasil. O evento ocorreu na Fundação Hemocentro de Brasília quando foram discutidas as estratégias para alcançar a adesão popular ao movimento que pretende enviar à Câmara dos Deputados, um abaixo-assinado com um milhão de assinaturas, para exigir que o Governo Federal repasse ao sistema de saúde, 10%das receitas correntes brutas da União.
O movimento, que adotou o slogan "Saúde +10", foi avaliado pelos participantes da plenária que fizeram um balanço do andamentodas ações, os compromissos firmados e previstos em agenda, bem como as formas de divulgação da proposta. Até o momento, as atividades realizadas pelas entidades envolvem coleta de assinaturas em feiras, praças e eventos. Em algumas regiões do País, os trabalhos de adesão ao abaixo-assinado estão em estágio consolidado e em processo de ampliação.
A previsão é que, no dia 07 de outubro, data marcada para as eleições municipais, as entidades que integram o Saúde+10 possam intensificar esse esforço de maneira conjunta e em nível nacional. Após o período eleitoral, aideia é reforçar a divulgação e a interlocução do movimento entre os conselhos regionais de saúde e os atores responsáveis pelo recolhimento das assinaturas.
Serviço – Durante arealização do XXII Congresso Brasileiro de Nutrição (Conbran 2012), o CFN vai incentivar, em seu estande oficial, a coleta de assinaturas para compor oabaixo-assinado. É necessário o número do título de eleitor para validar oregistro da adesão. A contagem das assinaturas recebidas está prevista para terminar no final deste ano. Segundo cronograma definido pelo plenário, o documento deve ser entregue no Congresso Nacional no dia 07 de abril de 2013. Mais de cem entidades já aderiram ao Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública.