Governo federal aconselha mais pescado na alimentação escolar
11/09/2012
O Fundo Nacional deDesenvolvimento da Educação, vinculado ao Ministério da Educação (FNDE/MEC),orienta que, durante a Semana do Peixe, o nutricionista incentive o consumo depescado no ambiente escolar. A campanha, lançada pelo Ministério da Pesca eAquicultura (MPA), ocorre até a próxima segunda-feira (17) e objetiva aumentara inserção de peixes, crustáceos e moluscos na dieta regular do brasileiro.
Levantamento realizado em 2011pelo FNDE, em parceria com o Centro Colaborador em Alimentação e NutriçãoEscolar da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Cecane/UFRGS), mostra queainda é baixa a oferta de pescado fresco nos cardápios das redes de ensino. Aregião Sudeste é a que apresenta a maior carência, ao contrário do Nordeste,onde o consumo é mais frequente.
O adequado crescimento edesenvolvimento biopsicomotor dos alunos depende de nutrientes encontrados emalimentos que se originam em água doce ou salgada. O pescado é fonte de ômegas3, 6 e 9, bem como de vitaminas A e D, iodo, fósforo, sódio e potássio. Todossão fundamentais para a alimentação saudável e adequada dos estudantes.
O FNDE e o MPA propõem ainda que,na Semana do Peixe, as redes de educação básica e o nutricionista envolvido naelaboração de cardápios escolares promovam cursos com merendeiras e ações deeducação alimentar nas unidades de ensino. O Programa Nacional de AlimentaçãoEscolar (PNAE), vinculado ao Fundo, define como estratégia permanenteincorporar temas relacionados à nutrição saudável no projetopolítico-pedagógico das instituições educacionais.
O portal do MPA traz mais informações sobre a Semana do Peixe. Confira o hotsite da campanha!
Outros detalhes sobre alimentação escolar, no site do FNDE.