NOTÍCIAS

IX Jornada de Atualização Técnica de Fiscais chega ao segundo dia

IX Jornada de Atualização Técnica de Fiscais chega ao segundo dia

24/11/2021

Encontro avança em atividades temáticas com participantes de todo o Brasil.

O segundo dia da IX Jornada de Atualização Técnica de Fiscais do Sistema CFN/CRN teve início na tarde desta quarta-feira (24) com 119 participantes, entre conselheiros, nutricionistas fiscais de todo o Brasil, coordenadores dos setores de fiscalização dos 10 conselhos regionais e assessorias técnicas, para debater estratégias e futuras ações relacionadas ao trabalho de fiscalização do exercício profissional.

A primeira palestra do dia abordou a Resolução CFN nº 702/2021, que dispõe sobre o registro e cadastro de pessoas jurídicas nos Conselhos Regionais de Nutricionistas e que entrará em vigor a partir de 1º de fevereiro de 2022. Os palestrantes foram Elisa Alves Dias e Álvares, coordenadora de Fiscalização do Conselho Regional de Nutricionistas da 9ª Região (CRN-9) e Vinícius Pires Chaves, assessor jurídico do Conselho Regional de Nutricionistas da 3ª Região (CRN-3).

Eles abordaram as principais novidades na resolução, como a inclusão de tabela de correspondência de CNAE, a organização em capítulos, separando completamente e registro e cadastro e a inclusão do registro facultativo. A conversa foi moderada pela nutricionista e conselheira do CFN, Maria Cristina Mendes Bignardi Pessôa, que é membro da Comissão de Fiscalização do CFN (CF). Na sequência foi realizada uma palestra sobre “Ergonomia na Atividade do Nutricionista Fiscal”, com a fisioterapeuta Eva Santos da Cruz e moderação do nutricionista e conselheiro do CFN, Naum Charles do Nascimento, também membro da CF/CFN.

Após a palestra, foi realizada a oficina “Apuração de Denúncias de Exercício Ilegal”, com as nutricionistas Fernanda Fiorenza, coordenadora técnica do CRN-2; Aline Ladeira de Carvalho Lopes, assistente do setor de fiscalização do CRN-3; Samara Crancio, coordenadora de fiscalização do CRN-4; Elisa Dias Alves e Álvares, coordenadora de fiscalização do CRN-9 e Pietra Klein, coordenadora técnica do CRN-10. Esta oficina foi moderada pela colaboradora do CFN, Deise Regina Baptista. Os participantes foram divididos em três grupos, com trinta minutos de debates, para analisar uma denúncia fictícia e quais seriam os encaminhamentos, apresentados posteriormente para todos os participantes da jornada.

Encerrando o segundo dia do evento, a nutricionista e representante do CFN no Conselho Nacional de Saúde (CNS), Myrian Cruz, palestrou sobre a “Atuação do Nutricionista em Saúde Coletiva: o que há de novo?”, com moderação da nutricionista e conselheira do CFN, Lorena Chaves.

ÚLTIMO DIA

Na programação do último dia do evento, estão programados debates sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e os desafios na operacionalização da Resolução FNDE nº 6/2020; Entendendo a Conformação das pessoas jurídicas; PICS – Painel sobre registro dos profissionais no Sistema CFN/CRN e _Empreendedorismo na Nutrição: como empreender no mundo digital com responsabilidade e ética.