NOTÍCIAS

Inscrições abertas para a 17ª turma do EpiSUS

Inscrições abertas para a 17ª turma do EpiSUS

02/06/2020

Curso será realizado em Brasília, com duração de dois anos


Estão abertas as inscrições para o Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (EpiSUS-Avançado). Os interessados têm até o próximo domingo, 7 de junho, para garantir vaga no processo seletivo, que será dividido em três fases: inscrição online e análise curricular; entrevista por videoconferência (entre 20 de julho e 4 de agosto); e a terceira etapa no curso intensivo em Epidemiologia Aplicada, entre 21 e 25 de setembro. Para acessar a página de inscrição, clique aqui.

A capacitação presencial será realizada pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS), com a colaboração do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O curso terá duração de dois anos e os selecionados para o treinamento receberão uma bolsa do CNPq no valor de R$ 5 mil mensais, com exigência de dedicação exclusiva do profissional.

Podem se candidatar ao processo seletivo profissionais de nível superior em Nutrição; Biologia; Biomedicina; Educação Física; Enfermagem; Farmácia; Fisioterapia; Fonoaudiologia; Medicina; Medicina Veterinária; Odontologia; Psicologia; saúde coletiva/saúde pública, gestão em saúde pública/coletiva e Terapia Ocupacional.

Os candidatos precisam ter pelo menos um curso de pós-graduação concluído em uma das seguintes áreas: epidemiologia; estatística; doenças infecciosas e parasitárias ou medicina tropical; infecção hospitalar; infectologia; medicina preventiva e social; medicina comunitária; saúde coletiva/saúde pública; saúde da família; saúde do trabalhador; vigilância em saúde; vigilância em saúde ambiental; vigilância epidemiológica; vigilância hospitalar; e vigilância sanitária.

Também podem se candidatar profissionais de nível superior de outras áreas do conhecimento, mas com doutorado concluído nas mesmas áreas de pós-graduação acima listadas.

EpiSUS

O EpiSUS foi implementado em 2000 e, atualmente, tem três níveis de classificação: fundamental, intermediário e avançado. O programa é sediado em Brasília (DF) e, por isso, os candidatos selecionados para o nível avançado deverão residir no Distrito Federal durante todo o treinamento.

O profissional que pretende ingressar no EpiSUS-Avançado deverá ter disponibilidade para atuar, quando necessário, em municípios dos estados de qualquer região brasileira, a qualquer hora e dia da semana, não sendo permitida a realização simultânea de outros cursos acadêmicos.

Texto: Rodrigo Rueda, com informações do Ministério da Saúde