NOTÍCIAS

GT sobre PICS apresenta resultados para a diretoria do CFN

GT sobre PICS apresenta resultados para a diretoria do CFN

15/07/2020

Plenária do órgão também fará análise do estudo antes de resolução ser publicada

O Grupo de Trabalho (GT) sobre Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) participou de uma videoconferência na última semana com a diretoria do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) para apresentar o resultado de um minucioso estudo das 29 PICS reconhecidas pelo Ministério da Saúde, com análise da atuação do nutricionista e uma proposta para regulamentação de algumas dessas práticas.

A nutricionista Vânia Passero, conselheira federal do CFN e coordenadora do GT, aponta os próximos passos desse trabalho. “Faremos a apresentação dos resultados para a plenária do CFN, os presidentes dos conselhos regionais e representantes da Associação Brasileira de Nutrição. Teremos, em breve, novidades para os nutricionistas. Posso afirmar que o tema PICS foi amplamente debatido pelo GT, com vários profissionais que são referência na área”. A reunião que vai tratar dessa pauta está inicialmente marcada para o dia 22 de julho.

Ela ainda destaca os desafios enfrentados e a importância do trabalho desenvolvido pelo GT. “Existe o interesse dos nutricionistas na utilização das PICS na prática profissional, beneficiando seus pacientes. Por outro lado, realizamos uma análise criteriosa para não descaracterizar a identidade profissional e proteger a população”.

O GT PICS é formado pelos nutricionistas Vânia Passero (coordenadora), Deise Lopes, Thaisa Navolar, Sula de Camargo e pelo coordenador nacional de Práticas Integrativas e Complementares do Ministério da Saúde, Daniel Amado, com a colaboração da também nutricionista e consultora da PNPIC do Ministério da Saúde, Lorena Melo.

TRABALHO DURO

Para chegar até a apresentação do produto final do trabalho realizado pelo GT, um longo caminho foi percorrido. O CFN promoveu de 9 de setembro a 9 de dezembro de 2019, a Escuta sobre Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). A ação teve como objetivo, saber dos nutricionistas, quais práticas fazem parte do dia a dia profissional. Essa escuta obteve a participação de 1.183 nutricionistas de todo país.

O CFN também participou do II Congresso Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (II CongrePICS) e o IV Encontro Nordestino de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (IV PICSNE), realizados em novembro de 2019. O órgão foi representado pelas nutricionistas Vânia Passero e Liliana Bricarello, colaboradora do CFN. As nutricionistas Deise Lopes, integrante do GT sobre PICS e Lorena Melo, do Ministério da Saúde e colaboradora do GT também estiveram presentes.

Atualmente, apenas a fitoterapia é reconhecida pelo Sistema CFN/CRN como uma das especialidades do nutricionista. O Sistema Único de Saúde (SUS) institucionalizou, até o momento, com a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), 29 práticas. São elas: apiterapia; aromaterapia; arteterapia; ayurveda; biodança; bioenergética; constelação familiar; cromoterapia; dança circular; geoterapia; hipnoterapia; homeopatia; imposição de mãos; medicina antroposófica/antroposofia aplicada à saúde; medicina tradicional chinesa – acupuntura; meditação; musicoterapia; naturopatia; osteopatia; ozonoterapia; plantas medicinais – fitoterapia; quiropraxia; reflexoterapia; reiki; shantala; terapia comunitária integrativa; terapia de florais; termalismo social/crenoterapia e yoga.


Texto: Rodrigo Rueda