NOTÍCIAS

GT avalia respostas dos nutricionistas na escuta sobre PICS

GT avalia respostas dos nutricionistas na escuta sobre PICS

17/01/2020

Atualmente, apenas a fitoterapia é reconhecida pelo Sistema CFN/CRN

Brasília (17/01/2020) – Os integrantes do Grupo de Trabalho (GT) sobre Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) estiveram reunidos nos dias 16 e 17 de janeiro, na sede do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), em Brasília (DF). O encontro teve como objetivo dar continuidade na ancoragem teórica para o reconhecimento de determinadas PICS na atuação do nutricionista, a contribuição de cada uma para a profissão e as práticas mais relacionadas ao interesse da categoria. Atualmente, apenas a fitoterapia é reconhecida pelo Sistema CFN/CRN.

Para a nutricionista, coordenadora do GT e conselheira do CFN, Vânia Passero, a primeira reunião deste ano serviu para dar início ao processo de análise dos dados obtidos na Escuta sobre PICS, promovida pelo CFN em 2019. “A escuta foi importante, pois deu oportunidade para os nutricionistas manifestarem o interesse sobre o tema. Recebemos 1.183 contribuições. O trabalho de análise está sendo bem conduzido pelo GT e, em breve, apresentaremos os resultados para o plenário do CFN”, destacou Vânia.

Também participaram da reunião, as nutricionistas Deise Lopes, Lorena Melo, Sula de Camargo e Thaisa Navolar.

Escuta sobre PICS

O CFN promoveu de 09 de setembro a 09 de dezembro de 2019, a Escuta sobre Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). A ação teve como objetivo, saber dos nutricionistas, quais práticas fazem parte do dia a dia profissional. As PICS são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais e evidências científicas, voltados para promoção da saúde, prevenção e tratamento de doenças. Tais práticas são complementares ao tratamento convencional, podendo ser realizadas de forma multiprofissional.

O Sistema Único de Saúde (SUS) institucionalizou, até o momento, por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), 29 práticas. São estas: apiterapia; aromaterapia; arteterapia; ayurveda; biodança; bioenergética; constelação familiar; cromoterapia; dança circular; geoterapia; hipnoterapia; homeopatia; imposição de mãos; medicina antroposófica/antroposofia aplicada à saúde; medicina tradicional chinesa – acupuntura; meditação; musicoterapia; naturopatia; osteopatia; ozonoterapia; plantas medicinais – fitoterapia; quiropraxia; reflexoterapia; reiki; shantala; terapia comunitária integrativa; terapia de florais; termalismo social/crenoterapia e yoga.