NOTÍCIAS

Frente pela Vida promove campanha nacional pela valorização do SUS

Frente pela Vida promove campanha nacional pela valorização do SUS

11/12/2020

Evento virtual será realizado no dia 15 de dezembro, às 14h, via YouTube

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) e a Frente pela Vida lançam na próxima terça-feira (15), às 14h, a campanha O Brasil precisa do SUS. O evento será online, com a participação de representantes das entidades que compõem a Frente, membros da sociedade civil, da saúde; ciência, tecnologia e inovação; comunicação; educação; políticas públicas e outras áreas.

A ação visa mobilizar a sociedade para a importância da defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), diante do cenário de mais de 170 mil mortes oficiais decorrentes da pandemia de Covid-19. Para participar do ato de lançamento da campanha, clique aqui.

Na avaliação da nutricionista Myrian Cruz, conselheira do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) e representante do órgão no CNS, a campanha é uma forma de expressar o quanto o SUS é importante para a sociedade brasileira, especialmente no momento em que existe uma séria ameaça de desmonte, por meio do agravamento da situação de subfinanciamento sinalizado pelo CNS.

“A pandemia tem comprovado que os sistemas de proteção universais com amplas coberturas são os que têm as melhores condições de atravessar situações como as que estamos vivenciando. Se já eram grandes os desafios diante do cenário epidemiológico das doenças como diabetes, hipertensão e obesidade, a pandemia tem provocado mudanças importantes, cuja atuação de nutricionistas junto às equipes de Atenção Primária em Saúde torna-se cada vez mais necessária. Nesse sentido, é importante que nutricionistas se juntem ao conjunto da sociedade na Frente pela Vida, em defesa do SUS”, destacou a nutricionista Myrian Cruz.

Frente pela Vida

No dia 09 de junho deste ano, mais de 600 organizações, incluindo o CFN, apoiaram a Marcha pela Vida. Como desdobramento desta ação, entidades e organizações de diversos segmentos, motivadas pela necessidade de propor ações efetivas de enfrentamento à pandemia de Covid-19, se uniram para criar a Frente pela Vida.

O movimento reuniu entidades da área da saúde para a construção do Plano Nacional de Enfrentamento à Pandemia de Covid-19 (PEP-Covid-19), lançado em julho. O documento apontou a necessidade de uma comunicação urgente, clara e coordenada pelo governo federal, além de ações efetivas, apresentando 70 propostas para autoridades políticas, sanitárias e sociedade. A Frente também prestou solidariedade quando o país atingiu 100 mil vidas perdidas em agosto, e novamente em setembro, quando o Brasil alcançou 150 mil mortes.

Clique aqui para acessar o site da Frente pela Vida.

Texto: Rodrigo Rueda, com informações do CNS.