NOTÍCIAS

Fórum dos Conselhos Federais realiza reunião com Arquivo Nacional

Fórum dos Conselhos Federais realiza reunião com Arquivo Nacional

16/12/2021

CFN é integrante de comissão que fará convênio para padronizar registro e temporalidade de documentos oficiais.

O Fórum dos Conselhos Profissionais Federais realizou ontem (15), por videoconferência, a primeira reunião da Comissão Especial de Avaliação de Documentos (CEAD), criada para elaborar um estudo junto ao Arquivo Nacional com vistas a formatar procedimentos e protocolos de registro, segurança e temporalidade de guarda de documentos e registros oficiais desses órgãos.

O Conselho Federal de Nutricionistas faz parte desta comissão, formada por apenas cinco conselhos profissionais dos 33 integrantes do Fórum. O órgão será representado nesta comissão pela nutricionista Manuela Dolinsky, diretora-secretária. Segundo Manuela, esse convênio entre o Fórum dos Conselhos e o Arquivo Nacional será muito importante para os nutricionistas e para a sociedade.

“Esse convênio firmado com o Arquivo Nacional será muito importante para todos. Teremos a oportunidade de avançar em nossos procedimentos de registro, segurança e temporalidade de guarda de documentos e registros oficiais, que é um gargalo na gestão de muitos conselhos regionais do Brasil. Como eu disse, quem ganha com isso não serão apenas as categorias profissionais, mas também a sociedade”, afirma Manuela.

Após um treinamento do Arquivo Nacional, os integrantes da comissão vão assessorar os respectivos conselhos federais e, na sequência, os conselhos regionais. O objetivo é padronizar procedimentos e normas entre os órgãos de classe para o melhor manejo da documentação oficial.